Parobé começa coleta de pesquisa sobre Covid-19

Parobé começa coleta de pesquisa sobre Covid-19

Estudo soroepidemiológico vai revelar a distribuição da doença

Stephany Sander

publicidade

A Prefeitura de Parobé informa à comunidade que começa nos próximos dias a coleta de sangue das pessoas que responderam à pesquisa PrevCov, a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil, realizada pelo Ministério da Saúde. No município integram a pesquisa moradores dos bairros Centro, Integração, Fazenda Pires e do Distrito de Santa Cristina do Pinhal.

O estudo soroepidemiológico vai revelar a distribuição da Covid-19, e como a doença está sendo transmitida no país, de acordo com a região, o estado e os municípios. Por meio da análise do material coletado, será possível estimar o número de pessoas com sintomas associados à Covid, e monitorar os impactos da pandemia no mercado de trabalho brasileiro. E assim, também tomar decisões de saúde pública. 

Os participantes foram selecionados a partir da Pnad Covid-19, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, que é realizada pelo IBGE, desde maio de 2020. Eles foram entrevistados por telefone, em todo o país. 

A coleta do sangue será feita na casa da pessoa, que precisa ter mais de 18 anos. Quem tiver menos, precisa ser autorizado pelos pais ou responsáveis. 

O participante deve observar o uso do uniforme e o crachá para ter certeza sobre a autenticidade do agente da PrevCov, quando receber a visita. Em caso de dúvida, é possível ligar para o número 136. 

As amostras vão ser encaminhadas para a Fiocruz, que vai elaborar os resultados. Os dados dos participantes não serão divulgados publicamente, mas cada um terá uma senha para saber o próprio resultado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895