Parque de Caxias do Sul oferece trilhas em janeiro

Parque de Caxias do Sul oferece trilhas em janeiro

Visitantes recebem informações sobre as árvores nativas e a importância da preservação

Celso Sgorla

Percurso no Mato Sartori permite conhecer espécies de árvores

publicidade

O Parque Mato Sartori, além de ser uma das opções de lazer no período de verão em Caxias do Sul, oportuniza que os visitantes recebam informações sobre as árvores nativas do local e a importância da preservação. As visitas guiadas são desenvolvidas pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O parque abre ao público de segunda a sexta-feira, até 31 de janeiro. Os roteiros ocorrem às 9h e às 14h, sempre com a presença de educadores ambientais. Em caso de chuva, as visitas são canceladas.




A educadora ambiental Brenda Pessuto diz que a proposta é fazer com que o público, especialmente estudantes, se sinta conectado com a natureza mesmo no meio urbano. Ela explica que, para percorrer a trilha no mato, o participante precisa estar preparado para um percurso de cerca de 1 hora e 15 minutos. Brenda informa que o trajeto inclui a passagem por uma pinguela de 15 metros de extensão sob uma nascente, além de um mirante que oferece uma vista privilegiada da cidade em meio à natureza. Ao longo do percurso, são passadas informações sobre a história do parque e de árvores como pau-brasil, araucária, carrapicho, sucará, mamica-de-cadela, erva-mate e cedro. Também há bromélias, cipós e líquens (bioindicadores da qualidade do ar).

Conforme a secretária municipal do Meio Ambiente, Patrícia Rasia, a decisão de abrir o local em janeiro para a comunidade foi em razão do período de férias. A intenção é facilitar as visitas já que há mais disponibilidade das famílias nesta época. Ela salienta que diferentemente de como ocorre nos demais meses, não há necessidade de agendamento. Outro atrativo é a Sala Verde, voltada especificamente para ações de educação ambiental, palestras e reuniões. Após desenvolver uma proposta político-pedagógica e encaminhar ao Ministério do Meio Ambiente, que coordena o projeto, a secretaria foi credenciada para promover suas atividades e receber materiais disponibilizados pelo MMA. O Mato Sartori tem área total de 6,6 hectares, no centro da cidade. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895