Parque Harmonia: Vereadores e entidades levam novas denúncias ao Ministério Público de Contas

Parque Harmonia: Vereadores e entidades levam novas denúncias ao Ministério Público de Contas

Documento aponta suposto descumprimento de contrato por parte da concessionária

Correio do Povo

Parque Harmonia antes da montagem do Acampamento Farroupilha deste ano

publicidade

Novas denúncias em relação à reforma do Parque Harmonia foram encaminhadas por vereadores e entidades ambientais ao Ministério Público de Contas. O documento foi entregue ao procurador geral do MPC, Geraldo da Camino, em reunião na tarde desta quinta-feira (13).

Segundo representação apresentada ao órgão, há diversas irregularidades na execução e fiscalização do contrato de concessão. Uma delas é a suposta alteração societária do consórcio Gam3 Parks sem justa causa, o que seria vedado. 

O documento questiona o aumento dos índices de construção previstos no edital original de concorrência pública e modificações no projeto, não teriam passado por estudos técnicos e não conteriam documentos como o EIA-RIMA, impacto de vizinhança, impacto ambiental e outros atualizados. Segundo a representação, o alvará expedido para as obras, teria levado em conta somente o projeto original apresentado.

Outro apontamento é em relação à utilização do espaço público pela concessionária. De acordo com a representação, oito shows ou festivais musicais ocorreram ou estão previstos para ocorrer no local em 2023, quando o contrato permitiria somente três eventos anuais desse porte. 

O documento é assinado pelos vereadores Aldacir Oliboni e Jonas Reis (ambos do PT), pelo conselheiro do Plano Diretor Felisberto Seabra Luisi e pelas entidades Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (Ingá), AtuaPoa - Coletivo em Defesa do Direito à Cidade e Acesso - Cidadania e Direitos Humanos.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da GAM3 Parks. O consórcio não se manifestou até o momento.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895