Parque Olivas de Gramado completa cinco anos e amplia atrações

Parque Olivas de Gramado completa cinco anos e amplia atrações

Programação para crianças e atrações para dias chuvosos estão entre as novidades do empreendimento na Serra gaúcha

Correio do Povo

Parque Olivas de Gramado

publicidade

O Parque Olivas de Gramado festeja cinco anos de pioneirismo do cultivo de oliveiras na Serra Gaúcha. Criado em 2018 e localizado em Linha Nova, região próxima ao centro, o espaço alia belezas naturais ao potencial turístico da região e já figura no topo da lista de destinos mais desejados pelas famílias brasileiras no Sul do Brasil.

Para marcar mais um aniversário, os administradores do empreendimento preparam novidades aos visitantes de diferentes idades. Neste sábado, a partir das 16h, o Olivas Sunset oferecerá programação especial, com shows de Tonho Crocco, Tati Portela e Jappa DJ.

Para as crianças as novidades começaram antes do aniversário do parque, com a estreia de uma temporada de Natal com um espetáculo criado com exclusividade para o Olivas. ‘O Artesão e a Bailarina - Um conto de Natal no Olivas de Gramado’ é gratuito e segue até 14 de janeiro com duas apresentações diárias (13h30 e 15h30). Três oficinas lúdicas (teatro, bonecos de luva e marionetes) complementam a programação para os pequenos. “Com a excelente aceitação da proposta, após a temporada de Natal, vamos dar continuidade às atividades lúdicas e artísticas para as crianças, sendo mais uma atração regular do parque”, conta o gestor de marketing Rafael Sager.

Para aproveitar até os dias com chuva

Uma das atrações mais badaladas do Parque, o Olivas Sunset agora conta com uma versão especial para os dias de chuva, o ‘Sunset in the Rain’. “Ampliamos a cobertura da área externa da Trattoria e Deck Sunset, e assim, mesmo em dias chuvosos, temos uma atração musical no entardecer, sem perder a beleza natural que temos ao redor do parque e que o público deseja”, conta Sager. “Inclusive tem dias chuvosos em que o parque parece ainda mais belo do que nos de sol”, revela.

Recentemente o parque passou a ter também a Vila Bike com o aluguel de veículos elétricos e a Bike Voadora, na qual o visitante percorre 720 metros (360 ida e 360 volta) em uma bicicleta presa em um cabo de aço suspenso sobre os olivais, a uma altura máxima de 22 metros. Piquenique trilhas, tour rural entre as olivas, passeio a cavalo e opções gastronômicas complementam a lista de atributos do empreendimento, que segundo os administradores, deve contar com novas atrações ainda no decorrer de 2024.

Novo mercado

O oliviturismo é o carro-chefe do empreendimento. Atualmente os visitantes podem aprofundar conhecimento sobre a oliva nas visitas guiadas e na degustação de azeites, mas a criação do parque com 150 hectares de terra, dos quais 29 plantados com oliveiras, deu origem a um novo mercado na Serra do RS. “Na região do Rio Grande do Sul, até 300 metros (de altitude em relação ao nível do mar), a oliveira tem desenvolvido muito bom, mas a experiência a quase 700 metros é um pouco mais complicada. Nos espelhamos em algumas experiências na Europa e visitamos grandes empresas de azeite também na Argentina e no Uruguai, e implantamos um projeto pioneiro da olivicultura associada ao turismo”, destaca Pedro Henrique Bertoluzzi, fundador e CEO do Parque Olivas.

E o sucesso da iniciativa é indiscutível. Já na primeira safra, em 2021, o azeite extravirgem ‘Terroir Serrano’ foi reconhecido como um dos 500 melhores do mundo no Guia Flos Olei 2022 (Itália). A safra mais recente, de 2023, também obteve destaque internacional, conquistando medalha de prata no New York International Olive Oil Competition, nos Estados Unidos.
André Bertolucci, que é azeitólogo e sócio-proprietário destaca as características únicas proporcionadas pelo solo e pelo clima diferenciado da Serra Gaúcha e entende que estar entre os melhores do mundo nestes concursos é a prova de que o Brasil está produzindo azeite de oliva extravirgem de altíssima qualidade. “Fazemos frente diante de escolas clássicas como Itália, Portugal, Espanha e Grécia. Isso nos orgulha muito e nos dá a certeza de estarmos no caminho certo”.

“Por muito tempo o azeite estrangeiro era a preferência, hoje a produção gaúcha é crescente e a qualidade é reconhecida mundialmente. Hoje somos pequenos em escala, mas somos grandes em qualidade. Hoje nós produzimos azeite de primeiríssima linha”, comemora Pedro Henrique Bertoluzzi.

O CEO revela o planejamento de novos investimentos para os próximos cinco anos. Entre eles estão uma azeitaria para desenvolvimento e processamento de azeite que inclui laboratórios e salas de formação, onde, além de aprender a diferenciar sabores, o visitante poderá produzir e levar para casa o próprio azeite com marca e nomes personalizados. Também são avaliadas a ampliação do Sunset, espaço para a degustação de vinhos e a implantação de um trem que levará o turista por caminhos entre as oliveiras.

Olivas de Gramado

Funcionamento:
Alta temporada (atual): diariamente, das 10h30 às 18h.
Baixa temporada: de quinta a terça-feira, das 10h30 às 18h.

Endereço:
Rua Vereador José Alexandre Benetti, 1808 – Linha Nova – Gramado/RS

Ingressos:
A partir de 129,90 (adulto) antecipado no site e a partir de R$169 na bilheteria (local). Crianças até 11 anos são isentas. As regras de meia entrada devem ser consultadas no site.

Fone/Whats: (54) 99610-7626
Site: www.olivasdegramado.com.br
Instagram: @olivasdegramado
Facebook: olivasdegramado


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895