Parque Ramiro Souto, em Porto Alegre, promove festa de Dia das Crianças

Parque Ramiro Souto, em Porto Alegre, promove festa de Dia das Crianças

Evento foi pensado para jovens do Morro da Cruz

Giullia Piaia

Evento foi pensado para jovens do Morro da Cruz

publicidade

Crianças e jovens moradores do bairro Morro da Cruz passaram uma tarde especial, nesta quarta-feira, no Parque Ramiro Souto, bairro Bom Fim, em Porto Alegre.

A Festa das Crianças, em comemoração ao dia 12 de outubro contou com atividades para todos os gostos e idades: brinquedos infláveis, futebol, rúgbi, oficina de brinquedos recicláveis e palhaços. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SME), com a ajuda de diversos voluntários. 

A iniciativa de convite às crianças do Morro da Cruz partiu de uma frequentadora das atividades do parque, Sheila da Luz. "Eu participo das aulas oferecidas aqui diariamente. Percebi que aqui muitas pessoas tinham vontade de doar e eu trabalho com pessoas que precisam receber, de uma comunidade que não sabe que existe este local aqui, gratuito e fornecido pela prefeitura. Assim, convidei vários projetos do Morro da Cruz para prestigiar", disse, sorridente, a fundadora da ONG Sorobô do Bem.

"Hoje tem mais de 160 crianças aqui. Nossos alunos do parque também se mobilizaram, juntaram uma grana e estão oferecendo lanches: cachorro quente, bolo e pirulitos, para todas as crianças que estão participando", conta Cléber da Silva Andrare, responsável pelo Parque Ramiro Souto. "Queremos implentar um projeto no ano que vem, "Brincando no Parque", em que crianças venham passear pela Redenção e fazer atividades recreativas conosco. O dia de hoje foi um pontapé para isso", completa o professor de educação física.

Outra atração foram as oficinas de brinquedos recicláveis e brinquedos indígenas. "Nós construímos uma parceria muito boa aqui com o parque durante os anos. É um desdobramento do nosso projeto, de levar crianças para conhecer os brinquedos artesanais", explica Maria Amorin, artesã e frequentadora das atividades do parque. "Nós, alunos do Ramiro Souto, estamos nos mobilizando neste momento contra a privatização da Redenção. O estacionamento que pretendem fazer irá acabar com o Ramiro Souto, um espaço de uso democrático. Esse evento de hoje também serve para mostrar que queremos que este espaço continue público", defende.

O Parque Ramiro Souto fica dentro do Parque Farroupilha, ao lado do auditório Araújo Vianna, e oferece diversas atividades gratuitas e abertas ao público. Ginástica artística, Capoeira, Dança, Yoga, Tai Chi Chuan, Caminhada e outas atividades estão disponíveis todas as semanas a todos os que desejarem participar.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895