Parque Ramiro Souto recebe Festival Paralímpico Brasileiro

Parque Ramiro Souto recebe Festival Paralímpico Brasileiro

Primeira edição na Capital em 2023 promoveu inclusão de crianças e adolescentes, descobrindo novos talentos no esporte

Christian Bueller

Bocha, atletismo, futebol 7 e vôlei sentado ocorreram em todo o espaço, que fica no Parque da Redenção

publicidade

A atenção no movimento necessário para a prática do esporte, a predisposição para o trabalho coletivo, a vontade de mostrar um talento muitas vezes escondido. Está tudo lá. O sol que compareceu de forma reluzente na manhã deste sábado contribuiu com a primeira edição do Festival Paralímpico Brasileiro de 2023, que ocorreu no Parque Ramiro Souto, espaço esportivo dentro do Parque Farroupilha (Redenção).

O evento foi organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, em parceria com a prefeitura de Porto Alegre e promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) por meio da Coordenadoria do Paradesporto. De forma simultânea em 120 localidades do país, o festival uniu crianças com e sem deficiência em uma experiência que beneficiasse as vivências junto às modalidades paralímpicas. “Foram quatro modalidades que ocorreram em todo o parque, bocha, atletismo, futebol 7 e vôlei sentado, importantes para incluir e trazer os alunos da rede pública”, contou a coordenadora de Paradesporto da Smelj, Liza Cenci.

Estiveram no evento o evento dois campeões olímpicos, Vanderson Chaves, medalhista mundial de Esgrima no Canadá em 2022, e Aser Ramos, medalhista paralímpico em salto a distância e 100m Open International em São Paulo 2023. Ele também é recordista brasileiro em 100m e recordista das Américas no salto a distância. Para Liza, a oferta de atividades lúdicas para os alunos de 7 a 18 anos permite que cada criança entenda o seu lugar no esporte. “Agradecemos às escolas que se movimentaram”, salientou. Segundo a secretária Débora Garcia, “a cada ano, novos talentos esportivos são descobertos no festival e logo se destacam em competições de clubes, em torneios nacionais e internacionais”.

A primeira edição do evento, em 2018, ocorreu em 48 cidades com a participação de mais de 7 mil crianças e adolescentes. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil jovens atletas. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. Em 2021, o Festival Paralímpico reuniu 8 mil crianças em 70 cidades espalhadas pelo país.

No ano passado, o evento teve a sua maior edição até aqui, com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades. A próxima edição do evento em Porto Alegre será em 23 de setembro, na Semana do Paradesporto instituída na Capital em 2022, a partir de um projeto de lei de autoria do vereador José Freitas (Republicanos).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895