Passagem do Trensurb poderá ser paga com QR Code gerado no celular

Passagem do Trensurb poderá ser paga com QR Code gerado no celular

Novidade passa a valer nesta terça-feira para usuários do sistema TEU

Correio do Povo

MP investiga atraso na reposição de novos trens na Trensurb

publicidade

Os usuários do sistema TEU podem pagar a passagem do Trensurb pelo telefone celular. O pagamento é feito diretamente na catraca por meio de um QR Code gerado pelo aplicaticativo oficial de vendas de créditos do TEU, o KIM.

A novidade, que entrou em funcionamento nesta terça-feira, 31, é uma parceria da Trensurb com o sistema TEU. O novo método de pagamento torna o processo completamente digital, eliminando a necessidade de cartões físicos do TEU e dinheiro.

É necessário ser usuário do TEU e baixar o aplicativo. Para fazer o pagamento, basta o passageiro acessar o aplicativo KIM no celular, recarregar o cartão virtual, gerar um QR code e selecionar na tela do validador do TEU a opção de pagamento por meio deste dispositivo, apontando o smartphone para a câmera do validador. Atualmente, cerca de 1 milhão de passageiros utilizam mensalmente o sistema TEU de pagamento para o deslocamento na Trensurb.

“Assumimos a diretoria da Trensurb com a intenção de fomentar o acesso à mobilidade. Disponibilizar diferentes formas de pagamento é um avanço nessa direção. Uma demanda antiga. A instalação de terminais de autoatendimento do TEU! nas estações Mercado e Sapucaia já foi positiva. Agora, o acesso com QR Code pelo aplicativo me deixa bem satisfeito e mostra o compromisso com os usuários. Representa mais facilidade, agilidade e modernidade”, destaca o diretor-presidente da Trensurb, Fernando Marroni.

“Cada vez mais os usuários estão procurando formas de pagamento em que não seja necessário o uso de cédulas de dinheiro. O novo serviço está sendo lançado justamente para atender tal demanda e facilitar a vida de quem utiliza esse transporte. Vai permitir que o pagamento seja feito com rapidez e segurança, de forma prática”, avalia Erico Michels, diretor do TEU Consórcio Gestor.

Passo a passo

Para fazer o pagamento na nova modalidade, basta o usuário ter instalado no celular o aplicativo KIM, disponível para download gratuito na Apple Store e na Google Play, e criar uma conta na ferramenta. É necessário somente o uso do smartphone, sem precisar do cartão ou de cédulas de dinheiro.

Dentro da aba do cartão TEU deve escolher a opção “QR Code Transporte”, realizar o pagamento da recarga do seu cartão virtual no aplicativo através de Pix, com valor entre R$ 4,50 e R$ 300,00.

Depois da recarga feita no cartão, o usuário precisa gerar um QR code, que tem validade de uma hora. Para passar na catraca do TEU nas estações, basta selecionar na tela do validador a opção de pagar com o QR Code e mostrar o código gerado pelo celular na câmera do validador.

Pix nas bilheterias das estações

Na última semana, a Trensurb concluiu a implantação do pagamento de passagens do metrô por meio de Pix, agora disponível nas bilheterias de todas as estações. A nova funcionalidade pode ser utilizada para a compra de passagens unitárias e também de créditos para os cartões SIM Passagem Antecipada e SIM Múltiplo, sem qualquer taxa adicional. O pagamento é feito pelo usuário a partir da leitura de um QR code impresso na hora.

Por isso, a Trensurb orienta que o usuário chegue à bilheteria com o aplicativo do seu banco já aberto, buscando agilizar o atendimento. Os testes com pagamento por Pix começaram pelas bilheterias da Estação Mercado, em setembro. Ao longo deste mês, a facilidade foi disponibilizada nas demais estações da Trensurb.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895