Patram e Ibama apreendem 7 toneladas de pescado no Litoral Sul em uma semana

Patram e Ibama apreendem 7 toneladas de pescado no Litoral Sul em uma semana

Foram aplicados 19 autos de infração que totalizaram R$ 5,5 milhões em multas

Angélica Silveira

O objetivo da operação foi monitorar a atividade pesqueira na Lagoa dos Patos

publicidade

A Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) da Região Sul e o Ibama apreenderam 7 toneladas de pescado (incluindo camarão e peixe) no Litoral Sul do Estado entre os dias 22 e 28 de fevereiro. As apreensões ocorreram durante a Operação Farfante, que combate a pesca ilegal de camarão rosa, e resultaram em 19 autos de infração, totalizando R$ 5,5 milhões em multas. O objetivo das ações é monitorar a atividade pesqueira na Lagoa dos Patos, impedindo assim o uso de métodos proibidos de pesca, transporte e comércio irregular do camarão rosa.

A autorização da pesca no Estuário da Lagoa dos Patos acontece via Instrução Normativa Conjunta do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República, permitindo a captura do camarão-rosa entre fevereiro e maio, proibindo o uso de redes de arrasto e a captura, o transporte e a comercialização da espécie quando o comprimento do camarão é inferior a 9 centímetros. O pescado apreendido considerado próprio ao consumo humano foi doado ao Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio, que distribuiu a mercadoria para 40 entidades cadastradas nas cidades de Rio Grande, Pelotas e São José do Norte, beneficiando 3 mil pessoas.

Durante o período, foram apreendidos uma rede de plancha com uma porta, quatro embarcações, sendo duas de pesca industrial e duas de pesca artesanal, aproximadamente 150 metros de redes e 600 kg de camarão. Quatorze pessoas foram presas. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895