Pavimentação asfáltica de estrada entra em fase final em Sapiranga
capa

Pavimentação asfáltica de estrada entra em fase final em Sapiranga

Acesso Emília José da Silva leva ao Morro Ferrabraz

Por
Correio do Povo

Pavimentação de estrada em Sapiranga entrou na fase final

publicidade

Está em fase final a obra de pavimentação asfáltica da Estrada Emília José da Silva, que dá acesso ao Morro Ferrabraz, em Sapiranga. Iniciada em junho, a obra tem extensão de um quilômetro e abrange o último trecho da via, no acesso às rampas de voo livre, considerado o mais elevado e o de maior dificuldade devido às curvas íngremes.

“O morro é um dos principais cartões-postais da cidade e, com a pavimentação, facilitaremos o acesso, fomentando a prática de esportes como o voo livre”, disse a prefeita Corinha Molling. Ela destaca a importância do espaço, localizado em uma Área de Proteção Ambiental, que tem passagens subterrâneas para facilitar a travessia de animais que habitam o Ferrabraz, bem como as ligações aéreas para a circulação de bugios. 

Conforme o secretário municipal de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Carlos Maurício Regla, a obra está com 85% dos serviços concluídos. “Faltam a sinalização horizontal e as calhas de drenagem das águas que descem do morro. Estes serviços demandam mais tempo, uma vez que são realizados de forma predominantemente manual.”

Como o local faz parte do núcleo da Área de Relevante Interesse Ecológico do Morro Ferrabraz, antes da execução dos serviços foram realizados o Estudo Prévio de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental, apresentados à comunidade como condicionante para a licença ambiental da obra. O investimento total foi de R$ 1,5 milhão, com recursos de emenda parlamentar e contrapartida do município.