Pedalada encerra atividades da Virada Sustentável em Porto Alegre

Pedalada encerra atividades da Virada Sustentável em Porto Alegre

Ciclistas percorreram algumas das principais vias cidade neste domingo

Felipe Samuel

Grupo se encontrou no Parque Farroupilha, em Porto Alegre

publicidade

Grupos de amigos e famílias participaram neste domingo, no Parque Farroupilha, do encerramento da Pedalada da Virada, que marcou o encerramento da 7ª Virada Sustentável em Porto Alegre. O evento tem por objetivo mobilizar a sociedade e chamar atenção para a sustentabilidade. Os ciclistas se reuniram no Espelho d'Água, de onde saíram para percorrer um trajeto de um hora e meia por algumas das principais vias da cidade. 

Organizadora da programação da Virada Sustentável, Julia Caon Froeder reforça que o projeto visa apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades. A ideia é resolver os problemas de sustentabilidade até 2030. “Estamos trazendo uma mensagem da sustentabilidade através dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU”, completa.

Entre as temáticas principais desta edição, Julia destaca as mudanças climáticas. “É uma crise mundial em que está todo mundo envolvido. Temos que resolver isso nos próximos anos”, reforça. Outras pautas envolvem desigualdade social. “Principalmente da negritude, porque a gente sofre muito ainda com o racismo estrutural na sociedade. Colocar protagonismo das pessoas negras é uma das pautas desse ano”, observa. 

Coordenador e criador do PedAlegre, Juarez Pereira destaca a importância do evento. “A bicicleta na pandemia já foi objeto de muito uso. E muitas pessoas que queriam pedalar há muitos anos voltaram a pedalar, famílias voltaram a adquirir bicicletas para juntos voltar a pedalar. A própria bicicleta já é um meio sustentável de locomoção para lazer, saúde e entretenimento”, destaca. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895