Pelotas cria a Semana do Ciclista

Pelotas cria a Semana do Ciclista

Primeira edição da atividade terá um passeio de bicicleta na cidade, passando por prédios históricos

Correio do Povo

Primeira edição da atividade terá um passeio de bicicleta na cidade, passando por prédios históricos

publicidade

A Semana Municipal do Ciclista passará a ser realizada em Pelotas. A proposta de criação do evento, de autoria do presidente da Câmara, Luiz Henrique Viana, foi sancionada pela prefeita Paula Mascarenhas. Segundo o vereador, como o projeto deve ocorrer na semana de 19 de agosto, quando é comemorado o Dia Nacional do Ciclista, não há tempo para uma extensa programação neste ano e, por isso, em 2017, haverá um passeio ciclístico no próximo sábado. O percurso será desde a Câmara, com início às 10h, até o Parque da Baronesa.
 

A ideia do parlamentar é que os participantes passem pelos prédios históricos. “O passeio coincide com o Dia do Patrimônio, então queremos também destacar a cultura da cidade”, relata. No Museu da Baronesa, haverá frutas à disposição dos ciclistas. Viana destaca que Pelotas tem ao menos cinco grupos de ciclistas e que muitos trabalhadores já optam pela bicicleta para se deslocar. “O objetivo do projeto é incentivar o uso da bicicleta como meio sustentável, promovendo a vida”, diz.

 

O secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam, afirma que até o fim do ano a cidade deve ganhar mais dez quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Hoje, são 50 km. “Muitas pessoas usam bicicleta, mas ainda temos o desafio de realizar as ligações das grandes avenidas com o interior do bairros.” Outro projeto pronto para ser licitado pelo município é a implantação de 30 estações de bicicletas de aluguel, sendo 15 de forma imediata. 

 

O representante comercial Telmo Coelho, que utiliza o veículo de duas rodas toda semana, criou um grupo de ciclistas há quatro anos. “Sou motorista, pois dependo do clima, mas sempre que posso priorizo a bicicleta. Acredito que o ciclismo cresceu muito na cidade, pois cada vez mais as pessoas estão buscando qualidade de vida. E o aumento da malha cicloviária e o fato de a cidade ser plana auxiliam na adesão cada maior.”

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895