Pelotas distribui sacos de lixo para descarte correto de luvas e máscaras

Pelotas distribui sacos de lixo para descarte correto de luvas e máscaras

Ação visa orientar a população sobre a necessidade do descarte ser realizado apenas na coleta de lixo orgânica

Correio do Povo

Comércios que disponibilizam os produtos de proteção para venda, também deverão distribuir as sacolas vermelhas.

publicidade

Além de evitar locais com aglomerações e higienizar as mãos, usar luvas e máscaras também são formas de proteção contra o novo coronavírus. O uso aumentou nos últimos dias em Pelotas, assim como o descarte incorreto destes materiais. Muitas pessoas têm descartado  luvas e máscaras usadas na coleta seletiva, trazendo riscos às famílias que trabalham nas cooperativas de reciclagem vinculadas ao Sanep. Ao manusear os resíduos na triagem, há a chance de encontrar um material possivelmente contaminado. Pensando nisso, a Prefeitura e o Sanep começaram a disponibilizar à população, a partir desta quinta-feira, sacos de lixo na cor vermelha, que devem ser utilizados para descartar os produtos apenas na coleta orgânica.

 A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou o início da ação e ressaltou a importância do descarte correto dos equipamentos de proteção neste momento de pandemia. “Precisamos identificar estes materiais quando descartados, assim vamos proteger toda a sociedade, em especial aquelas pessoas que lidam com o lixo. Temos que evitar este contágio e a disseminação do vírus”, afirma Paula.

As sacolas plásticas estão disponíveis, inicialmente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros, Pronto Socorro de Pelotas, UPA Areal, UBAI Navegantes, Ecopontos e nas lojas Lorenzet e Irmãos Jouglard. Comércios que disponibilizam os produtos de proteção para venda, também deverão distribuir as sacolas vermelhas. O objetivo da ação é deixar visível a todos que, na sacola vermelha, há um material que pode estar contaminado após o uso. “A medida visa proteger também os coletores que trabalham no recolhimento do lixo, os catadores e moradores de rua que possivelmente irão mexer nos resíduos atrás de alimento”, afirma o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.

Na Cooperativa de Trabalho de Prestação de Serviços e Ação Social (Coopel), no bairro Dunas, 15 famílias trabalham com a coleta seletiva. Eles estão recebendo cerca de nove cargas de materiais por semana, aproximadamente 12 mil quilos de lixo reciclável. “Na última semana, aumentou muito a chegada de luvas e máscaras, geralmente soltas no meio de garrafas e caixinhas de papelão. Apesar da gente sempre se proteger, há uma preocupação”, diz um dos cooperados da Coopel, Ademir Pontes.

O uso das sacolas vermelhas não é obrigatório, as pessoas podem seguir usando suas opções caseiras, porém, é de extrema necessidade que seja descartado no lixo orgânico. “Distribuir as sacolas vermelhas foi um formato adotado para chamar a atenção de todos sobre a importância do descarte correto das luvas e máscaras usadas na coleta orgânica. Queremos que quem visualize aquela sacola na rua saiba que não se deve mexer ali”, coloca Garcia.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895