Pelotas e Rio Grande intensificam ações de proteção contra o frio

Pelotas e Rio Grande intensificam ações de proteção contra o frio

Municípios da região sul abrem locais para recolhimento de agasalhos e oferecem abrigos para população em situação de rua

Angélica Silveira

publicidade

Com a baixa das temperaturas muitos municípios intensificaram suas iniciativas para proteger principalmente os mais vulneráveis das baixas temperaturas. Em Pelotas, o Secretário de Assistência Social, Tiago Bundchen explica que as rotinas de abordagens na rua foram aumentadas pelas equipes que percorrem a cidade, convidando as pessoas para utilizarem os serviços do município, como a Casa de Passagem.

O local  funciona 24 horas por dia tem a capacidade de receber mais de  80 pessoas, e recentemente  recebeu novos cobertores para  atender  aqueles que procuram um trabalho e que não podem viver nas ruas. “No Centro Pop, durante o dia, as pessoas podem tomar banho, trocar de roupa, tomar um café e fazer uma refeição no Restaurante Popular, no horário do almoço, pois comida também aquece”, destaca.

Ainda conforme o Secretário, a Campanha do Agasalho segue recebendo doações que já estão  sendo separadas e  repassadas São mais de 27 mil famílias cadastradas. A AquecePel segue até o dia 31 de agosto recebendo doações. Somente nesta semana, em uma ação durante a Fenadoce, foram arrecadadas 340 peças de roupas entre casacos, calças, blusas e jaquetas, além de 50 pares de calçados entre adultos e infantil. “Com a chegada do frio, toda a doação é bem-vinda. A meta segue ultrapassa a arrecadação de 2022, chegando a mais de 50 mil peças”, projeta.

Uma das que já participou da iniciativa foi a professora aposentada, Gisele Vergara. Ela foi com cinco amigas até a feira e todas realizaram a doação. “Sempre participo, como vi que estavam na Fenadoce, resolvi aproveitar. A ideia é nunca deixar de ajudar, pois muitas pessoas precisam”, disse.  A AquecePel conta com 16 locais de arrecadação nos mais diversos bairros da cidade, entre os quais estão a Rodoviária, o Mercado Público, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, o POP Center, o Foro e o Shopping Pelotas.

Em Rio Grande, a Campanha do Agasalho também segue recebendo doações e já destinando aos mais carentes. A iniciativa vai até o próximo dia 14 de julho e ainda não necessários itens como casacos, cobertores, jaquetas, meias, moletons de todos os tamanhos, sejam eles adultos ou infantis. É possível que a população deixe suas doações em locais como a Câmara de Vereadores, no IFRS, SESC, SESC, SENAC, SENAI, na Unimed, e nos dois shoppings da cidade. 

No Partage Shopping está instalada a Sala do Bem, que em menos de um mês já recebeu 250 peças de roupas de inverno, além de 52 pares de calçado em bom estado. Aqueles que necessitam também tem os locais determinado aonde podem buscar um agasalho, como o Centro de Referência de Assistência Social, o Centro de Referência Especializados para a População em Situação de Rua, o Restaurante Popular, o Albergue, as EMEFs Viriato Corrêa, João Oliveira Martins e Zelly Esmeraldo, além da EMEI Querência. 

O Secretário de Cidadania e Assistência Social do município, Evandro da Silveira. Outra ação da Prefeitura para auxiliar as pessoas em situação de rua em dias mais frios é o acolhimento diurno no Centro de Acolhimento Renascer no Espírito (CARE).

A parceria já garante acolhimento noturno. “O diurno é somente nos dias mais frios do inverno”, enfatiza o Secretário Municipal de Cidadania e Assistência Social, Evandro Silveira. O CARE também necessita da doação de toalhas de banho, que é um item necessário para a higiene de quem frequenta o abrigo. Hoje o local conta com 50 toalhas, o mesmo número de pessoas que frequentam o local. Quem estiver interessado em realizar a doação de toalhas para o local deve ir até o Centro, localizado na rua Minas Gerais, esquina Doutor Duprat, das 13h às 22h.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895