Pelotas irá implementar uma Central de Libras

Pelotas irá implementar uma Central de Libras

O funcionamento será de forma de digital e primeiramente para aquelas pessoas que precisam usar serviços públicos

Angélica Silveira

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Ainda neste primeiro semestre, Pelotas passará a contar com uma Central de Libras. A iniciativa ocorre a partir de um termo de colaboração entre os municípios e a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

A Secretaria Municipal de Assistência Social lançou um edital com a Federação e uma Organização do Sociedade Civil (OSC) irá executar o serviço de forma online, via agendamento. O objeto é fornecer tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais para dar apoio a pessoas surdas e com deficiência auditiva.

Conforme o Secretário Municipal de Assistência Social, Tiago Bündchen, inicialmente o serviço será disponibilizado nos serviços públicos, principalmente de saúde, educação e da Assistência Social, além da segurança pública. “ Uma pessoa tem agendada uma ida a delegacia, ou uma reunião na escola do filho, precisa uma consulta no posto de saúde, ela vai agendar por meio de mensagem ou e-mail e no dia e horário agendado com a Central, vai fazer uma ligação ou acessar um QR Code e terá uma interprete a disposição”, explica

A pessoa fará a interpretação em libras, a interprete falará com o médico que irá responder e a interprete irá realizar a fala na linguagem brasileira de sinais.

A interpretação será realizada por meio de videochamadas, ou por algum aplicativo de conversa por imagem. Em 30 dias será organizado com a OSC a implantação. “Neste meio tempo será feita a divulgação como irá funcionar o serviço e uma sensibilização com órgãos do poder público, escolas, Centros de Referência a Assistência Social(CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) , delegacias para que os próprios funcionários conheçam o serviço disponível”, destaca.

O vice-presidente da Associação de Surdos de Pelotas, Jean Michel, pediu para que a Central de Libras seja amplamente utilizada e divulgada, já que é um direito da comunidade, para que todas as pessoas saibam da sua existência, usufruam gratuitamente e garantam sua autonomia. O representante da Federação, Pablo Tavares, afirmou que o serviço vai possibilitar acessibilidade, reconhecimento e comunicação na cidade.

Será necessário realizar o cadastro junto à CIL e fornecer RG, CPF e comprovante de residência. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira das 8 às 12h e das 13 às 17h, e no mínimo um profissional intérprete de Libras atuará em cada turno.


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