Peso teria causado queda de galho em Pelotas

Peso teria causado queda de galho em Pelotas

Queda causou a morte de uma pessoa e deixou outra ferida

Angélica Silveira

Com a queda, a árvore ficou desestabilizada com inclinação em direção a Catedral São Francisco de Paula

publicidade

A Prefeitura de Pelotas, no Sul do Estado, divulgou na quarta-feira o laudo da timbaúva que teve um galho caído na Praça José Bonifácio, no Centro da cidade. Pelo documento da Secretaria de Qualidade Ambiental do município, após vistoria realizada na terça-feira, foi observada que a árvore, que teve a queda de um galho de grandes dimensões, apresentava bom estado fitossanitário, sem lesões ou apodrecimento, nem infestação de parasitas.

“A única causa provável foi o peso que causou a quebra do galho em sua inserção, pois não foram observados danos no alburno (parte periférica do tronco das árvores) e no cerno (parte central)”, diz o documento.

Com a queda, a árvore ficou desestabilizada com inclinação em direção a Catedral São Francisco de Paula, por este motivo ela foi totalmente retirada do local. “A lesão resultante da queda do galho serviria de porta de entrada para água da chuva e proliferação de doenças”, justifica a prefeitura.

Na última segunda-feira, a queda do galho causou a morte de Jéferson Luís Mengatto, de 55 anos. Uma amiga, que estava junto com ele, sofreu lesões e está internada na Santa Casa de Pelotas aonde deve passar por cirurgia nesta quinta-feira.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895