Pesquisa de mobilidade em Porto Alegre tem cronograma alterado devido fluxo no trânsito

Pesquisa de mobilidade em Porto Alegre tem cronograma alterado devido fluxo no trânsito

Nesta tarde, a pesquisa programada, das 15h às 18h, na avenida Castelo Branco será transferida para Sertório, próximo à Frederico Mentz, nos dois sentidos

Correio do Povo

Na quarta-feira, a pesquisa ocorrerá das 7h às 10h na Sertório

publicidade

Após a análise do impacto gerado no trânsito na manhã desta terça-feira, na Castelo Branco, em Porto Alegre, o cronograma da pesquisa de mobilidade, realizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), foi alterado.

A pesquisa programada para hoje, das 15h às 18h, na avenida Castelo Branco será transferida para Sertório, próximo à Frederico Mentz, nos dois sentidos.

“Desde as primeiras horas da manhã analisamos o fluxo e, devido ao impacto, estamos promovendo mudanças. Além de modificar o cronograma, os nossos agentes estão orientados a suspender temporariamente a pesquisa para melhorar a fluidez”, destacou o secretário Adão de Castro Júnior.

Na quarta-feira, a pesquisa ocorrerá das 7h às 10h na Sertório e, no turno das 15h às 18h, na avenida Castelo Branco, no sentido Capital/ interior, próximo à Sertório, e, no sentido interior-Capital, na alça de acesso da João Moreira Maciel. Na quinta-feira, será feita das 8h30 às 11h30 na Castelo Branco, nos mesmos pontos realizados na quarta, e se repetirá no local no turno da tarde.

De acordo com a Smmu, a pesquisa de mobilidade, que começou em agosto do ano passado, tem como objetivo auxiliar no planejamento urbano e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o transporte e a infraestrutura de Porto Alegre. Essas pesquisas, denominadas Pesquisas de Linha de Contorno (LC), englobam tanto as entrevistas de Origem e Destino (OD) quanto a Pesquisa de Ocupação Visual (OV), ambas realizadas na via.

As abordagens são feitas com motoristas e passageiros de veículos selecionados. Nestes locais, alguns veículos serão abordados em formato de blitz, onde serão entrevistados os motoristas e passageiros de automóveis, caminhões e motos.

As perguntas abordarão detalhes da viagem em curso, tais como origem e destino, horário de partida e previsão de chegada, bem como a frequência e motivo da viagem. Além disso, é feita a pesquisa de Ocupação Visual, que contabiliza o número de ocupantes em alguns veículos que passarem pelo ponto.

Em paralelo segue a pesquisa domiciliar. Ela ocorre de terça a sábado, das 11h às 19h, em domicílios previamente selecionados. Os bairros a serem visitados nas próximas semanas são: Camaquã, Vila Nova, Cavalhada, Nonoai, Cristal, Teresópolis, Cascata, Glória, Restinga, Belém Velho, Jardim Carvalho, Cristo Redentor, Vila Ipiranga, Jardim Lindóia, São Sebastião, Rubem Berta, Santa Rosa de Lima, Mário Quintana, Moinhos de Vento, Mont' Serrat, Praia de Belas, Farrapos, Humaitá, Navegantes, São João, Passo da Areia e Sarandi.

Os pesquisadores estão identificados com coletes que contêm etiqueta de identificação da pesquisa de mobilidade. Todos os pesquisadores possuem credenciais próprias com nome, sobrenome e RG. A identidade dos pesquisadores pode ser confirmada através do contato da EPTC (118) e também pelos contatos do Consórcio (51) 99241-7302 e (11) 3097-8112.

Ao serem recebidos, os pesquisadores devem se identificar e entregar o folder que explica o motivo e a importância da pesquisa.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895