Poa Plast Run: Corrida sustentável pela consciência ambiental

Poa Plast Run: Corrida sustentável pela consciência ambiental

Nenhum copo plástico usado no percurso da 1ª Poa Plast Run foi descartado nas vias

Correio do Povo

A 1ª Poa Plast Run foi promovida pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul em parceria com o Instituto SustenPlást

publicidade

Promover o esporte e a conscientização ambiental foi o objetivo da Poa Plast Run. A 1ª edição da corrida de rua promovida pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast-RS), em parceria com o Instituto SustenPlást, ocorreu neste domingo e teve os 5 quilômetros entre a Rótula das Cuias e Pontal Shopping como percurso. Os participantes também puderam participar da caminhada de 3 quilômetros e corrida infantil.

O organizador da corrida, André Castro, informou que nesta primeira edição foram 500 inscritos e que a segunda edição já está sendo preparada. Ele destacou o sucesso da iniciativa em promover uma corrida sem copos plásticos jogados na via, graças à parceria com o Instituto Instituto SustenPlást.

Castro ressaltou a importância de incentivar eventos semelhantes em outras cidades e estados brasileiros e explicou que os copos plásticos recolhidos durante a corrida serão destinados a instituições do terceiro setor e podem servir para a aquisição de medicamentos, tratamentos de saúde e ração animal, demonstrando como pequenos gestos podem fazer a diferença na vida das pessoas e no meio ambiente.

" A primeira conscientização é terminar a corrida com a Orla limpa. Nós largamos lá na Rótula das Cuias, viemos até aqui (Pontal) e podemos ver que a Orla esta completamente limpa. Essa foi a nossa primeira pegada em termos de conscientização. A segunda é mostrar para o pessoal onde tem que deixar o plástico, onde tem que depositar o plástico. O plástico é um material que vira novamente materiais para o uso das pessoas”, disse.

A secretaria municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Débora Garcia destacou o apoio da prefeitura e enfatizou a importância do evento, que foi realizado no dia de combate ao sedentarismo, na preservação do meio ambiente.

Débora enfatizou a importância de informar as pessoas sobre a destinação adequada do plástico. " As pessoas precisam ajudar a preservar o meio ambiente, separar o seu lixo. O plástico tem uma destinação certa. Tem banco de plástico, tem o andador de plástico. Então é só saber que tem que botar o plástico no lugar certo, saber separar”, falou.

A gerente Instituto SustenPlást, Simara Souza considerou essa iniciativa inovadora e incentivadora para outros eventos. "Concluímos com sucesso essa corrida, sem nenhum copo plástico jogado na via. Os corredores foram convidados a depositar os copos plásticos das águas, que consumiram durante a corrida, em coletores apropriados durante o trajeto. Gostaríamos que essa corrida se torne motivadora para outros eventos como esse na nossa cidade e também em outros estados brasileiros, porque é possível”, considerou.

Simara ainda sublinhou a importância de um descarte correto para ajudar tanto o meio ambiente quanto as famílias que são atendidas pelas entidades assistenciais que utilizam o plástico para aquisição de medicamentos, custeios de tratamento de saúde, ou até mesmo ração animal.

“É importante que a sociedade entenda que um simples gesto pode fazer toda a diferença na vida de outras pessoas. O simples gesto de não colocar esse copo no chão, de depositar corretamente, vai trazer mais qualidade de vida para todas as famílias atendidas por entidades assistenciais”, finalizou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895