Polícia de Estância Velha pede exumação de corpo de jovem

Polícia de Estância Velha pede exumação de corpo de jovem

Família da estudante de 23 anos registrou boletim de ocorrência alegando negligência médica

Stephany Sander

Unidade encaminhou a jovem ao hospital com pedido de internação

publicidade

A Polícia Civil de Estância Velha solicitou ao Ministério Público o pedido de exumação do corpo da jovem Sara Amaral, de 23 anos, que morreu na última terça-feira. A ação ocorre a partir do boletim de ocorrência que pede investigação de negligência médica no atendimento prestado à jovem no sistema público de saúde feito pela família. Segundo Ana Amaral, irmã de Sara, ela procurou o Hospital Getúlio Vargas devido a dores no corpo e febre alta na sexta-feira passada, mas não teve um diagnóstico exato, retornando para casa depois de ser medicada. Ao todo, a jovem teria procurado o serviço médico da casa de saúde outras quatro vezes, e nenhum exame complementar foi solicitado.

"Buscamos um atendimento pra ela na Unidade Básica de Saúde Rincão dos Ilhéus, onde nossa família é atendida, e fomos muito bem recebidos. A médica fez um encaminhamento, que solicitava a internação da Sara para a equipe médica do hospital", explica Ana, salientando que esse encaminhamento para exames e internação foi encontrado do lixo da casa de saúde. "Nós demos falta deste papel quando nos devolveram os exames de urina e sangue que ela tinha feito. Pedimos à equipe do hospital e eles encontraram no lixo", diz a irmã de Sara. A causa da morte apontada no atestado de óbito foi uma hemorragia ocasionada por um aneurisma pulmonar.

Na quinta-feira, o município, que responde pelo hospital, informou não poder apontar responsáveis pelos fatos, nem afirmar se houve negligência ou outra falha na prestação de serviços antes que sejam concluídas as apurações instauradas.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895