Ponte em Nova Roma do Sul, construída sem dinheiro público, já está funcionando

Ponte em Nova Roma do Sul, construída sem dinheiro público, já está funcionando

A estrutura que liga a cidade a Farroupilha custou pouco mais de R$ 5,7 milhões de recursos privados

Angélica Silveira

A nova estrutura tem 1,8 metro de altura pode aguentar até 45 toneladas

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Os aproximadamente 3,5 mil moradores da cidade de Nova Roma do Sul, já contam com a nova ponte para acessar a cidade de Farroupilha, também na Serra. A antiga, com mais de 93 anos, caiu com a cheia do Rio das Antas, devido às chuvas ocorridas no início de setembro.

Conforme o prefeito da cidade, Douglas Favero Pasuch, a construção da nova estrutura, na ERS 448, era necessário, pois Farroupilha, onde está localizado o hospital referência para a população de Nova Roma. “A antiga foi levada no primeiro evento que fez encher o Rio das Antas, antes de chegar ao Rio Taquari. Ela tinha 124 metros de comprimento e era composta por dois vãos de 62 metros cada e tinha sido levada em duas partes, uma às 17h e outra ás 19h daquele dia”, lembra.

A antiga estrutura tinha capacidade para suportar 24 toneladas. Para a nova ponte foram aproveitados as cabeceiras e o pilar central e elevada a altura para 1,8 metro. O comprimento é o mesmo, mas a nova aguenta até 45 toneladas.

Quando ocorreu a queda, a população se reuniu e criou a Associação Amigos de Nova Roma do Sul. A entidade sem fins lucrativos, possui quase 200 sócios, uma página no Instagram e arrecadou recursos para a construção da nova estrutura de quatro maneiras (pix, rifa que arrecadou quase R$ 2 milhões, eventos todos os finais de semana e doação de empresas). Pelo estatuto nenhuma pessoa que tiver cargo público pode ocupar espaço na diretoria da Associação

O prefeito garante que elas não tiveram incentivos fiscais para doar. A arrecadação total ultrapassou os R$ 7 milhões, sendo que o custo da ponte foi de pouco mais de R$ 5,7 milhões. “A Associação ainda vai finalizar as melhorias e o paisagismo da nova ponte, depois vai escolher o que fazer com o restante do dinheiro. Eles pensam em fazer algo para reverter para a própria comunidade”, observa.

Ele lembra que quando a primeira ponte caiu era necessária uma solução rápida, sob o risco de a cidade parar economicamente e das pessoas irem embora. Por projeto de lei a nova estrutura recebeu o nome de Ponte Nossa Senhora de Caravaggio. “Em 138 dias, que foi o tempo que uma caiu e a outra foi construída não se faz nem uma licitação. Neste período temos uma ponte nova, mesmo com a quantidade de chuvas que a região recebeu neste período. Este tipo de atitude é realmente o Brasil que eu quero”, finaliza.


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