Porto Alegre anuncia edital para ônibus elétricos durante fórum de Mobilidade Urbana

Porto Alegre anuncia edital para ônibus elétricos durante fórum de Mobilidade Urbana

SMMU também divulgou ampliação de linhas relacionadas ao Programa Mais Transporte para julho

Felipe Faleiro

Melo discursou na abertura de fórum e reunião nesta quinta no Instituto Caldeira

publicidade

Autoridades começaram a se reunir hoje em Porto Alegre para o primeiro dia do 4º Fórum Gaúcho de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e a 12ª Reunião Geral do Grupo Qualiônibus. O evento, que segue amanhã, discute possíveis soluções para o transporte coletivo e mobilidade urbana. Hoje mais cedo, o prefeito Sebastião Melo fez o discurso de abertura, no Instituto Caldeira, e circulou em um ônibus elétrico, afirmando que, nos próximos dias, será feita chamada pública para empresas apresentarem modelos para um projeto-piloto relacionado à eletrificação da frota na Capital.

“Este é um tema desafiador. Os arranjos locais foram feitos de forma precária e nunca houve uma política nacional para isto. Está na hora do Brasil do século XXI acordar e ter um marco regulatório, discutindo qualidade e uma passagem que caiba no bolso do cidadão”, comentou Melo. Questionado sobre o estado atual do transporte coletivo e seletivo na Capital, ele afirmou que é preciso que os sistemas tenham “compreensão”.

“As lotações não admitem isenções, e o isento só pode entrar no ônibus. Há um arranjo a ser feito, e acho que precisamos fazer um acordo judicial permitindo que as lotações integrem o sistema e possam operar em determinadas linhas e horários em que há poucos passageiros. Se há uma linha com 30 passageiros das 11h às 16h, não tem porque haver um ônibus de 50 lugares”, comentou o prefeito.

Já o secretário Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), Adão de Castro Júnior, anunciou a ampliação do Programa Mais Transporte na Capital. “Vamos colocar mais 56 ônibus agora já em julho em operação, o que vai aumentar em mais de 300 viagens nos dias úteis. Estamos hoje com mais de 12 mil viagens, e queremos chegar a quase 13 mil com esta implantação”, afirmou ele. Segundo o secretário, o ônibus elétrico será testado em uma ou mais de uma operação na Capital, e mais modelos da frota elétrica deverão chegar até o final do ano.

O secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia, afirmou que o marco legal do transporte público vem sendo trabalhado há alguns meses e “lapidado nas últimas semanas”. “Ele é um marco histórico, e pretende trazer um conjunto de regramentos que possibilitem novos modelos de composição operacional de sistemas de transporte público. O objetivo é trazer novas formas de investimentos que busquem qualificar o sistema para o usuário”, comentou. Conforme ele, a última audiência pública sobre o assunto será no dia 20 de julho, e após, será elaborada uma minuta a ser levada ao Congresso Nacional.

Já o secretário-executivo da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Alexandre Resende, comentou que o fórum esteve sem atividades por seis anos, pelo menos, mas que seu retorno mostra que houve uma adesão positiva à causa. “Nossa temática principal é a troca de experiências. Os secretários trazem determinados temas e eles podem levar pra suas cidades os resultados exitosos de outros locais”, disse Resende.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895