Porto Alegre busca solução para descarte irregular de lixo no Rubem Berta

Porto Alegre busca solução para descarte irregular de lixo no Rubem Berta

Foco de resíduos fica próxima de escola e do galpão de reciclagem Santíssima Trindade

Kyane Sutelo

Profissionais da limpeza urbana retirando parte dos resíduos deixados no local.

publicidade

Um foco de lixo próximo a uma escola no bairro Rubem Berta, na ona Norte de Porto Alegre, foi tema de atenção do prefeito da Capital, Sebastião Melo. Em visita à instituição de ensino Emef Porto Novo, na rua Amélia Santini Fortunati, durante evento de retomada das aulas, o chefe do Executivo municipal questionou sobre o acúmulo de resíduos na esquina da avenida Bernardino Silveira Amorim e o cheiro forte no local. Informado pela equipe da escola de que é um problema recorrente, o prefeito seguiu, em comitiva com secretários e a diretora da escola, até o galpão de reciclagem Santíssima Trindade, que fica ao lado da escola.

O espaço é destinado à reciclagem de resíduos por parte dos moradores da chamada Nova Vila Dique, que já atuavam no ramo desde que a comunidade começou a ser transferida para o local, em 2009. No galpão, cercado por paredes danificadas e com telhas cobrindo apenas parte da estrutura, a coordenadora Solange Beatriz Barbosa recebeu o prefeito. Melo cobrou dos recicladores explicações sobre o lixo depositado na área externa do local e afirmou que o terreno, que segundo Solange é da prefeitura, pode ser retirado dos trabalhadores da reciclagem, se a situação permanecer como está. “Sei que o trabalho de vocês é importante para a economia, mas que exemplo estamos dando para essas crianças?”, disse o prefeito, se referindo aos alunos da escola vizinha.

A coordenadora do Galpão afirmou que não são os profissionais licenciados que deixam o lixo nas ruas. Conforme ela, são carroças, caminhões e até carros que largam todo tipo de resíduo nas proximidades do local. “Eu cobro. Já fui ali várias vezes cobrando pra não deixarem ali, mas eles não respeitam e fazem até ameaças”, conta Solange. Segundo a coordenadora, ela foi até ameaçada de morte já pelas cobranças, de um indivíduo que dizia pertencer a uma facção criminosa influente na Capital. O prefeito solicitou que assessores fizessem contato com a gestão do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), para que possam resolver o mais breve possível a situação do descarte irregular de lixo no local. Parte dos resíduos foi retirada por profissionais da limpeza urbana ainda durante a visita do prefeito.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895