Porto Alegre enfrenta onda de calor

Porto Alegre enfrenta onda de calor

Temperaturas podem chegar a 40º em algumas cidades gaúchas, neste domingo

Paula Maia

Família aproveitou a sombra de uma árvore para tentar minimizar o calor

publicidade

Neste domingo, a capital gaúcha amanheceu sob altas temperaturas, com os termômetros atingindo 30ºC antes mesmo das 9h30min. A Metsul Meteorologia alerta para a influência de uma massa de ar quente sobre o estado, prevendo um dia de calor intenso na maioria das cidades gaúchas.

As regiões mais afetadas pelo calor serão o Noroeste, o Centro do estado, os vales e a Grande Porto Alegre, onde as máximas devem oscilar entre 36ºC e 39ºC, podendo atingir até 40ºC em alguns locais. Embora o Jardim Botânico deva registrar máximas em torno de 36ºC, outras áreas da cidade podem ter temperaturas ainda mais elevadas.

Há previsão de chuvas e temporais isolados durante a tarde e à noite, especialmente nas regiões Oeste e Sul, onde áreas de instabilidade devem se concentrar.

Enquanto muitos aproveitavam a manhã ensolarada para praticar atividades físicas e passear com o animais de estimação no parque da Redenção, em Porto Alegre, uma família buscou abrigo sob a sombra de uma árvore para tentar minimizar o impacto do calor.

Cibele Galho é residente do bairro Bom Fim e contou que frequentemente aproveita o parque com os pais que saem de Canoas para curtir os ambientes ao ar livre da Capital. Mas a estudante lamentou a redução do número de árvores na Capital e criticou a falta de cuidados com as obras no seu bairro, alegando que muitas vezes elas resultam no acúmulo de entulhos prejudiciais às árvores o que pode causar mais danos.

“O calor tá horrível e cada vez pior. Além de tudo eles estão diminuindo o número de árvores em Porto Alegre. No Bom Fim tá caindo uma árvore por semana. As calçadas que antes dava para passar embaixo das árvores estão vazias e o sol torrando”, diz.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895