Porto Alegre quer ampliar o número de semáforos com tecnologia 4G

Porto Alegre quer ampliar o número de semáforos com tecnologia 4G

Projeto Sinal Verde terá investimento de R$ 12,65 milhões

Paula Maia

O prefeito Sebastião Melo (D) enfatizou que as melhorias no trânsito representam um passo importante na modernização da infraestrutura de tráfego de Porto Alegre

publicidade

Porto Alegre anunciou um significativo investimento em sua rede semafórica visando melhorias no trânsito. O prefeito Sebastião Melo e o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto, divulgaram, nesta segunda-feira, o programa Sinal Verde, que se propõe a modernizar os semáforos com a instalação de 634 pontos de tecnologia 4G, um grande aumento em relação aos atuais 71 pontos existentes.

Porto Alegre possui atualmente 11.072 semáforos gerenciados por cerca de 900 controladores de programação. Destes, 92% têm controladores ligados por cabos e 8% têm comunicação por fibra ótica ou 4G.

O objetivo é elevar e manter um índice de comunicação superior a 90%, além de reduzir o congestionamento em pelo menos 20% nos eixos contemplados, contribuindo para diminuir os tempos de espera nos sinais. O investimento totaliza R$ 12,65 milhões e inclui a implementação de controladores de alta tecnologia, caminhões para manutenção, 80 nobreaks e atualização de software.

O prefeito enfatizou que essas melhorias representam um passo importante na modernização da infraestrutura de tráfego na cidade. "A inovação só tem sentido quando ela gera transformação social", declarou o prefeito.

O diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, explicou que desde o ano passado os testes com a tecnologia 4G foram iniciados e apresentaram resultados positivos. “Esse sistema é o mais indicado e mais moderno que nós temos para fazer a gestão e a operação do sistema da nossa rede semafórica”, declarou.

A vereadora comandante Nádia, que representou o Legislativo no evento, afirmou que a segurança perpassa pelas questões de trânsito e que o Programa Sinal Verde vai tornar o trânsito mais célere e respeitoso. “A EPTC está inserida mais do que nunca na questão da segurança pública no nosso município”, ressaltou.

A instalação do sistema está dividida em duas etapas. A primeira, de outubro 2023 a março de 2024, atingirá vias como: Loureiro da Silva (João Alfredo/João Pessoa); Terceira Perimetral (Tarso Dutra/ Salvador França); Wenceslau Escobar (Faixa Reversível); Loureiro da Silva (Edvaldo Pereira Paiva / Augusto de Carvalho); Salgado Filho (João Pessoa/ Borges de Medeiros).

Já para a segunda etapa, de abril de 2024 a junho de 2024, estão previstas: Av. Praia de Belas (José de Alencar/Ipiranga) , Av. Bento Gonçalves (Rafael Clark/Marista), Av. Diário de Notícias (Padre Cacique/Barra Shopping), Av. Juca Batista (Eduardo Prado/Jorge Babot Miranda), Av. do Forte (Orion/Dom Luiz Guanella), Av. Cel. Marcos (Pedra Redonda/Tramandaí), Av. Cruzeiro do Sul (Moab Caldas/Divisa).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895