Porto Alegre recebe 8ª edição da Caminhada do Amor

Porto Alegre recebe 8ª edição da Caminhada do Amor

Evento foi realizado na manhã deste sábado, no Parque Farroupilha; objetivo do encontro é melhorar o diálogo e cultivar o amor inteligente entre os casais

Correio do Povo

Caminhada do Amor reúne multidão no Parque da Redenção

publicidade

Neste sábado, o Parque Farroupilha, a Redenção, em Porto Alegre, recebeu a 8ª edição da Caminhada do Amor (The Love Walk). Um espaço especialmente preparado para receber os participantes foi montado pelos organizadores, voltado a casais e solteiros. O objetivo é estimular o diálogo e trabalhar esta, que é considerada uma questão fundamental para resolução dos problemas e para a manutenção de um relacionamento saudável, destacando a importância de investir no relacionamento e na qualidade do tempo a dois, minimizando discussões desnecessárias.

A caminhada do Amor ocorreu na capital gaúcha em parques e demais espaços naturais de outras 155 cidades brasileiras, por todos os estados e no Distrito Federal, além de mais 64 países. A promoção é da Escola do Amor (The Love School), do Grupo Record.

Assim como nos anos anteriores, o casal de apresentadores do programa Escola do Amor, Renato e Cristiane Cardoso participou da mobilização em São Paulo. Para Renato, que também é professor da Escola do Amor, há duas formas de participar do encontro: uma errada e outra correta. “Alguns vão lá, vestem a camiseta, tiram umas fotos e publicam nas redes sociais. E fica por isso mesmo”, afirma sobre a forma equivocada. Ele então, ensina como aproveitar o encontro a dois: “O mais importante é sentar e conversar. A caminhada vai vir depois, que é a vida de vocês. O casal está vivendo junto, está caminhando. Mas, para que lado?”.

Em Porto Alegre, o Bispo Guaracy Santos falou aos milhares de participantes da caminhada. Ao lado da esposa, Thais Santos, o líder religioso incentivou o diálogo e a harmonia em família. “Hebreus 13:16 diz: e não vos esqueçais da beneficência e comunicação. Muitas vezes temos mães que passam muitas horas longe dos filhos, maridos e esposas que não conversam, não a toa que neste ano nosso lema é quem ama tira tempo para o amor”, exaltou o Bispo Guaracy.

O pastor Felipe Vasconcelos, coordenador da Terapia do Amor na Capital, reforça a buscar de caminhos para a preservação dos casamentos e das famílias. Esta é, segundo ele, o objetivo maior da Caminhada do Amor. “É um evento que nós temos para aprofundar este assunto que é importante, para solidificar o casamento. Na correria do dia a dia, casais vão deixando de lado o diálogo e sem perceber passam a ter problemas”, defende.

O pastor Felipe também reforçou o convite para a Terapia do Amor, que ocorre semanalmente no templo da Igreja Universal, na avenida Júlio de Castilhos 607, no Centro Histórico de Porto Alegre. As palestras são realizadas todas as quintas-feiras, às 6h30min, às 8h, às 10h, às 12h, às 15h e às 19h. “É um momento de ensinamento para casais, mas também para solteiros, viúvos e divorciados, aprenderem sobre o amor inteligente que proporciona a felicidade na vida amorosa”, indica.

Números

A Caminhada do Amor foi criada em 2012 e já ajudou mais de 300 mil casais pelo mundo. Nas edições anteriores (entre 2012 e 2022), 558 mil pessoas participaram e, neste ano, a organização estima reunir 245 mil dentro e fora do Brasil, com 24 mil voluntários.

De acordo com o estudo mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados de 2022, os divórcios de uniões com menos de dez anos vêm aumentando drasticamente. Em 2010, a média era de 37,4% no Brasil; no ano de 2022, subiu para 47,7% — diferença de 10,3%.

Quanto às separações em geral, o cenário também não é bom: em 2021, foram 386.813. No ano seguinte, 420.039. Isto significa que, em um ano, o crescimento de 8,6% de casais que desejam terminar sua união. A pesquisa ainda mostra que um terço (33%) desses términos não é consensual - ou seja, apenas uma das partes o quer; na maioria dos casos, a mulher (60%).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895