Porto Alegre segue com alagamentos mesmo com trégua na chuva

Porto Alegre segue com alagamentos mesmo com trégua na chuva

EPTC fez o bloqueio total do trânsito em seis vias da cidade

Felipe Faleiro

publicidade

Mesmo com a volta do sol nesta-feira, em Porto Alegre, vários pontos da cidade continuam com alagamentos. 

Segundo o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), havia seis pontos na cidade com bloqueio total do trânsito, cinco destes por acúmulo de água na pista. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) segue bloqueando o fluxo de veículos na Estrada do Rincão, no bairro Restinga, após a queda da ponte na quinta sobre o Arroio Rincão. O patrolamento das vias foi retomado hoje pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Na zona Sul, a avenida Guaíba, no bairro Guarujá, seguia com acúmulo de água junto à praça Zeno Simon, sem desvios, e um pouco mais adiante na direção sul, continuava o alagamento total entre as ruas Oiampi e Jacipuia. O aposentado Vladimir Mattos, morador da área, contou que ele mesmo fez uma barreira com fitas demarcadoras, pois lotações estavam passando pela água e inundando as residências. 

“Essa água descendo é a que está vindo do Vale do Taquari. Há um barro vermelho que nunca havia aparecido. Agora ela veio até a calçada. Acredito que deve permanecer por mais uns dois dias, se não houver o vento sul, que é bastante perigoso para nós”, apontou ele, para quem a enchente de 2015 foi ainda pior, bloqueando a saída da garagem por 22 dias.

Desta vez, funcionários do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) faziam o recolhimento da sujeira nas áreas secas e agentes da EPTC atuavam no trânsito. O serviço também está sendo realizado no bairro Ipanema e avenida Otto Niemeyer, no bairro Cavalhada. 

Os trabalhadores estão fazendo a varrição e raspagem de lodo acumulado, assim como coleta de galhos e folhas. Este serviço só pode ser feito em locais onde as águas já baixaram e estão secos. Cerca de 24 garis do Setor Sul do DMLU compõem as três equipes que estão operando nestes locais.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895