Porto Alegre tem reforço na coleta, mas lixo segue em volta de contêineres neste final de semana

Porto Alegre tem reforço na coleta, mas lixo segue em volta de contêineres neste final de semana

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos afirma que consórcio responsável pela coleta regular já começou a dar suporte à coleta por contêiner

Kyane Sutelo

O Menino Deus foi um dos bairros da Capital em que contêineres ainda apresentavam excedente de lixo no entorno neste domingo.

publicidade

Após dias de contêineres transbordando de lixo e de reclamações dos porto-alegrenses, a Capital teve atuação de dois consórcios no recolhimento dos resíduos neste final de semana. Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), o consórcio Porto Limp, responsável pela coleta domiciliar regular em 80% da cidade, começou a prestar suporte à coleta por contêiner nos outros 20%, conforme sistema anunciado pelo prefeito Sebastião Melo na sexta-feira. 

“Equipes de reforço operam no entorno com coleta manual para pegar os excedentes”, explicou o secretário da SMSUrb, Marcos Felipi Garcia. Segundo ele, o trabalho de coleta “está normalizado”. No entanto, o Correio do Povo ainda registrou neste domingo pontos com lixo caído ao redor dos contêineres em bairros de Porto Alegre, como Auxiliadora e Menino Deus. 

Conforme o secretário, além do apoio do Porto Limp, o consórcio responsável pela coleta por contêiner, Porto Alegre Limpa, segue atuando, mesmo tendo a rescisão anunciada na sexta-feira pelo prefeito. “Equipes servem para prevenção em caso de novas falhas nos equipamentos e até a entrada integral da nova empresa de contêineres”, detalhou o secretário da SMSUrb.

A prefeitura está preparando um processo de transição, enquanto são realizados os ritos legais para encerramento do contrato com o consórcio Porto Alegre Limpa. O edital para contratação emergencial de outra empresa ainda não tem data para ser publicado. Até lá, a Capital deve continuar sendo atendida pelos dois consórcios, buscando evitar novos acúmulos de lixo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895