Poste energizado na Redenção, em Porto Alegre, põe animais em perigo

Poste energizado na Redenção, em Porto Alegre, põe animais em perigo

Equipe da Concessionária de Iluminação Pública foi até o parque para desligar o poste e verificar o que pode ter ocasionado a descarga elétrica

Correio do Povo

Poste energizado na Redenção, em Porto Alegre, põe animais em perigo

publicidade

Uma equipe IPSul Concessionária de Iluminação Pública S.A, responsável pela manutenção e modernização da iluminação pública de Porto Alegre, foi acionada, na manhã desta quarta, para fazer a verificação de um poste na Redenção que estava isolado devido ao risco de choque elétrico.

De acordo com frequentadores do parque, o isolamento estava precário e ocorreu uma descarga elétrica que afetou dois cães. Oito pessoas passeavam com seus cães quando uma cadela foi à poça para beber água e, imediatamente, começou a ganir e tremer, em uma espécie de convulsão. Neste momento, outra cadela do grupo seguiu a primeira, atendendo aos ganidos. Assim que entrou na poça e passou a ter as mesmas convulsões e a ganir. Imediatamente os tutores arrastaram as duas do local. Abaladas, elas levaram algum tempo até se restabelecerem. "Por sorte, nada de pior aconteceu", revelou o tutor Maximiliano José Limbacher, membro do Coletivo Preserva Redenção, 61 anos, morador do bairro Santana.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), por meio da IPSUL, informou que o poste havia sido isolado nas primeiras horas da manhã. O eletricista da IPSul Eduardo de Castro, que estava averiguando a situação na Redenção, confirmou que o poste estava energizado, porém a uma potência muito baixa. Ele explicou que o choque nos cachorros pode ter ocorrido devido ao contato com a urina e destacou que, até o momento, não houve outros casos similares na área da Redenção este mês.

Castro ainda explicou que caso o problema esteja relacionado à lâmpada, a decisão é mantê-la desligada temporariamente e retornar posteriormente, ainda nesta quarta-feira, para efetuar a substituição necessária.

“Agora, nesse exato momento, a gente vai desligar para saber o que está acontecendo. O problema é alguma ligação aqui na caixa, pode ter sido umidade também. Se não for isso, a gente vai testar aqui a luminária para ver. E aí se for a luminária eu deixo desligado. E se tiver que trocar a luminária, uma outra equipe vem aqui depois com caminhão. É o primeiro pedido desse mês aqui na redenção, é raro dar esse tipo de problema”, explicou o eletricista.

Durante a tarde, a  Smsurb informou que o problema foi subterrâneo e que  já está solucionado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895