Postos de combustíveis de Santa Cruz do Sul devem informar preços ao Procon

Postos de combustíveis de Santa Cruz do Sul devem informar preços ao Procon

Distribuidoras de gás de cozinha também precisam fornecer o valor cobrado semanalmente

Otto Tesche

O envio das informações atende exigência do Ministério Público

publicidade

Os postos de combustíveis e distribuidoras de gás de cozinha de Santa Cruz do Sul precisam fornecer a partir desta semana ao Procon os preços do litro da gasolina comum e aditivada e da carga do botijão de gás de 13 quilos. A medida atende a uma exigência do Ministério Público (MP), por meio de um procedimento administrativo, instaurado para atuar em defesa do consumidor. O escritório municipal do Procon irá receber os dados e publicá-los na Internet.

O promotor de Justiça e autor do despacho que obriga a divulgação das informações, Érico Barin, informou que todas as empresas foram notificadas. Além de solicitar o preço final, destinado ao consumidor, o promotor pediu dados sobre o cálculo da margem de lucro dos postos e revendas. Para quem não tornar público seus preços e cálculos, serão abertos processos individuais contra as empresas. “Isto será um meio também de verificar por que eles não estão divulgando os valores”, afirma Barin. A ideia, conforme o promotor, é aumentar o grau de concorrência entre as empresas e fazer com que o consumidor participe da fiscalização, conferindo a divulgação dos dados na Internet.

O coordenador do escritório municipal do Procon em Santa Cruz do Sul, Marcelo Estula, disse que foi acertado entre os postos e distribuidoras que, semanalmente, as empresas enviarão e-mails para o órgão, informando os valores solicitados pelo MP. O envio das mensagens deverá ocorrer às segundas-feiras. Estula explica que as tabelas do gás e da gasolina serão publicadas no portal da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O conteúdo ficará em uma aba programada, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, à qual o Procon é vinculado. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895