Prêmio Amrigs de Jornalismo anuncia vencedores em Porto Alegre

Prêmio Amrigs de Jornalismo anuncia vencedores em Porto Alegre

Fotógrafo do Correio do Povo ficou em terceiro lugar na categoria fotojornalismo

Taís Teixeira

publicidade

O fotógrafo Mauro Schaefer, do jornal Correio do Povo, ganhou o terceiro lugar na categoria fotojornalismo do Prêmio Amrigs de Jornalismo, promovido pela Associação Médica do Rio Grande do Sul ( Amrigs), anunciado na noite de terça-feira ,no Teatro da Amrigs, data em que também se comemorou o dia do médico. Schaefer ganhou com a fotografia que ilustrou a reportagem "Covid-19: quando a pandemia termina e qual o cenário no Brasil”. Ele explicou que tirou essa foto em 2020, no auge da pandemia, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Nossa Senhora da Conceição, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). 

O profissional trabalhou durante toda a pandemia, registrando todas as etapas de avanço social e científico do controle da Covid-19. “Essa foto mostra de um modo menos chocante e com a preservação da identidade do paciente, que estava entubado e lutando pela vida, uma realidade que infelizmente muitas pessoas viveram, sendo que algumas venceram e outras, infelizmente não”,disse. Com 52 anos, o profissional acumula 27 anos de atividade, um ano do Diário Catarinense, sete anos no Jornal do Comércio e 19 anos no Correio do Povo. Esse é o 26º prêmio da carreira atuando em fotojornalismo, paixão que ostenta tatuada no braço.  

Com o tema "Crise Sanitária COVID-19: perspectivas para o setor saúde", essa edição reuniu 55 trabalhos jornalísticos de 13 estados diferentes, distribuídos em cinco categorias (fotojornalismo, on-line, impresso, rádio e televisão). Além disso, houve o Prêmio Amrigs de Melhores Práticas na Medicina, que integra o calendário especial de eventos comemorativos aos 250 anos de Porto Alegre. Iniciativa pioneira no país, tem como objetivo publicizar, evidenciar e destacar ações inovadoras de boas práticas na Medicina aplicadas em todo o Brasil. A condecoração para os profissionais da Medicina somou 26 projetos classificados em quatro categorias.

O presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Junior, salientou que o prêmio de jornalismo foi reeditado e incluiu neste ano a categoria fotojornalismo. "São importantes as reportagens sobre saúde, assim como é importante ter uma imprensa livre, que tanto nos ajuda", enfatizou. Sobre o destaque profissional, ele ressaltou que não há nenhum certame no país que incentive e reconheça manejos eficientes de boas práticas na medicina.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895