O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, esteve nesta terça-feira, 21, na Superintendência do Patrimônio da União (SPU), em Brasília, para tratar novamente da cessão definitiva da Usina do Gasômetro ao município, espaço que a prefeitura administra desde a década de 1980. O objetivo é destravar o projeto de concessão do espaço público à iniciativa privada, barrado pela Justiça.
Participaram do encontro a secretária do Patrimônio da União, Carolina Stuchi, e o superintendente da SPU no Rio Grande do Sul, Emerson Rodrigues. Ficou agendada uma nova reunião para apresentação detalhada e atualizada das propostas de uso do equipamento. A prefeitura mantém negociações com a antiga Eletrobras e o governo federal desde 2021, buscando a cessão definitiva. Após a suspensão judicial do edital, os esforços da prefeitura foram intensificados.
Em agenda paralela, Melo também acompanhou a audiência que discutiu a proposta de tarifa zero no transporte coletivo urbano. O prefeito, com o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), André Machado, ainda reuniu-se com o ministro das Cidades, Jader Filho, para tratar do andamento do Minha Casa Minha Vida, da seleção de beneficiários e de obras de reconstrução e prevenção a cheias.