Prefeitura de Canoas determina imediata evacuação das famílias do bairro Niterói

Prefeitura de Canoas determina imediata evacuação das famílias do bairro Niterói

Pacientes estão sendo retirados do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC); helicópteros estão realizando resgates de moradores em telhados

Fernanda Bassôa

Moradores do bairro Mathias velho estão embaixo da água; clima é de pânico

publicidade

A Prefeitura de Canoas determinou que moradores do bairro Niterói evacuem a área e procurem abrigo em casa de familiares, amigos ou nos pontos de acolhimento abertos pelo Município. As famílias cujas casas já foram afetadas pela enchente devem sair imediatamente devido a velocidade que a água está subindo. Anteriormente o alerta para evacuação dos bairros Fátima e Mathias Velho já havia sido feito. Equipes da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e do Exército estão auxiliando na retirada das famílias. A Prefeitura de Canoas estima que cerca de 150 mil pessoas foram diretamente atingidas pela enchente na cidade.

O prefeito Jairo Jorge informou que ainda durante a madrugada iniciou uma operação de resgate dos pacientes do Hospital de Pronto Socorro (HPSC). “Ao menos três helicópteros estão auxiliando no resgate de pessoas que se encontram nos telhados de casas. É preciso que as pessoas sinalizem, todos serão retirados das áreas de risco. Cinco caminhões do Exército estão em deslocamento de Porto Alegre para a cidade, mas há dificuldade em acessar a cidade devido aos bloqueios. Parte da cidade está sem energia elétrica e sem abastecimento de água. Canoas vive uma situação crítica e muito dramática.” O prefeito disse que neste momento a prioridade é salvar vidas.

Segundo ele, a parte leste da cidade está toda comprometida, incluindo Mathias velho, Rio Branco e Fátima. As Casas de Bombas 6, 7 e 8 estão inoperantes. Apenas duas seguem em operação parcial devido à violência das águas. “Temos muitos problemas estruturais. Nenhum dique rompeu. O que aconteceu foi o transbordamento nestes locais por conta do volume de água que entra na cidade. O transporte coletivo está suspenso. Ônibus estão sendo usados para resgatar as pessoas e leva-las a locais seguros.” Cerca 600 pessoas que encontram-se na igreja Maculada da Conceição estão sendo remanejadas para outros locais. “Canoas vive a maior catástrofe da cidade. Precisamos de união.” O telefone para pedidos de resgate é o 993225764

Os pontos de acolhimento são SESI (Rua Aurora, 1220, bairro Marechal Rondon), Clube Tradição (Av. Boqueirão, 801, bairro Marechal. Rondon), EMEF Carlos Drummond (Rua 06, 400 - Setor 5, quadra X – Guajuviras), CAIC Guajuviras (Avenida Dezessete de Abril, 241 – Guajuviras), Centro Social Urbano São José (Rua João Leivas de Carvalho, 541 - São José) e EMEF Irmão Pedro (Rua Dr. Olávo Fernandes, 68 - Estância Velha), Complexo Poliesportivo La Salle (Rua Quinze de Janeiro, Centro) e o prédio 11 da Ulbra, no bairro São José.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895