Prefeitos de municípios do Norte do Estado vão a Brasília pedir recursos

Prefeitos de municípios do Norte do Estado vão a Brasília pedir recursos

Entre as reivindicações estão melhorias na frota de caminhões de transporte do lixo e estações de tratamento

Agostinho Piovesan

publicidade

Comitiva de prefeitos da Associação de Municípios da Zona da Produção (Amzop) esteve em Brasília para pedir recursos destinados a ampliar e modernizar a frota de caminhões de transporte do lixo doméstico de 43 municípios para os consórcios de separação e aproveitamento dos resíduos sólidos. Também foi solicitada a garantia de verba para que sejam construídas estações de tratamento, já que o tratamento biológico atual está com capacidade limitada em virtude do volume gerado.

Segundo o presidente da Amzop e prefeito de Ametista do Sul Gilmar da Silva, a meta é qualificar os serviços e reduzir custos para os municípios. “Nós entregamos pedido ao presidente da Fundação Nacional de Saúde, Ronaldo Nogueira de Oliveira, e ele prometeu analisar e dar encaminhamento ao pleito”, disse o prefeito. O lixo recolhido na região é transportado, atualmente, com caminhões das prefeituras até os consórcios intermunicipal em Seberi e em Trindade do Sul. 

Em Brasília, os representantes da Amzop também solicitaram, no Ministério da Saúde, o preenchimento de vagas do programa Mais Médicos. Segundo a entidade, 13 das 43 cidades registram demanda reprimida. “Para muitos municípios, o trabalho realizado pelos profissionais é básico e de referência, sendo que muitas comunidades estão desassistidas, infelizmente”, disse Silva. Ele informou que a expectativa é de que as vagas sejam preenchidas ainda na próxima semana. Os prefeitos também trataram de temas relacionados à infraestrutura, turismo e obras na área da saúde.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895