Prefeitura abre licitação para contratar nova empresa para a coleta do lixo

Prefeitura abre licitação para contratar nova empresa para a coleta do lixo

Edital de contrato emergencial prevê coleta diária e substituição dos contêineres por outro modelo

Correio do Povo

publicidade

A prefeitura de Porto Alegre lançou um edital para contratar emergencialmente uma nova empresa para fazer a coleta do lixo nos 19 bairros atendidos pelo sistema de contêineres. Nas últimas semanas, o serviço tem sido alvo de críticas e alguns bairros têm registrado acúmulo de lixo dentro e fora dos recipientes.

O edital, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, prevê aumentar a frequência da coleta automatizada de lixo orgânico, que passará a ocorrer diariamente e não mais de forma alternada. O número de contêineres deve ser ampliado em 140%, pois os novos equipamentos serão menores. Atualmente, são 2,5 mil unidades. O edital prevê um total de 6 mil.

Os atuais equipamentos metálicos serão substituídos por um novo modelo, feito de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), que permitirá uma coleta feita pela traseira dos caminhões. Atualmente, o recolhimento é feito exclusivamente pela lateral dos veículos. 

A abertura das propostas das empresas concorrentes será no dia 3 de julho. A vencedora da disputa ficará responsável pela substituição gradual em prazo de 60 dias a partir da ordem de início dos serviços.

Coleta terá apoio de garis

O contrato prevê o apoio de garis na coleta automatizada para garantir maior eficiência na retirada dos resíduos, especialmente daqueles que podem cair dos contêineres ou que estão no entorno dos equipamentos. Hoje, a limpeza dos resíduos no entorno dos contêineres, quando necessária, é realizada por uma força-tarefa da prefeitura e da empresa responsável pela coleta domiciliar tradicional.

De acordo com a prefeitura, o edital foi lançado após a administração municipal constatar falhas frequentes por parte da atual prestadora de serviço e notificá-la da intenção de rescisão do contrato da coleta automatizada.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895