Prefeitura alerta para presença de escorpião preto em Campo Bom

Prefeitura alerta para presença de escorpião preto em Campo Bom

Embora tenha uma picada dolorida, animal não oferece risco de morte

Stephany Sander

Embora tenha uma picada dolorida, animal não oferece risco de morte

publicidade

A Secretaria do Meio Ambiente de Campo Bom (Sema) alerta a população sobre uma espécie de escorpião preto que está sendo encontrada em diversos bairros da cidade. Conforme o biólogo Jeferson Müller Timm, a aparição da espécie Bothriurus araguayae é mais comum na época de verão e, embora tenha uma picada dolorida, o animal não é perigoso e não oferece risco de morte.

Sua picada é semelhante ao ferrão de uma abelha, causando dor e irritação. O animal habita geralmente terrenos arenosos, espaços e frestas entre muros, entulhos e pedras, tem atividade noturna e alimenta-se de pequenos animais como grilos e aranhas. Para prevenir infestações, é importante manter os terrenos limpos, livres de entulhos e acúmulo de lixo, já que os escorpiões podem ser atraídos pelos insetos que se alimentam dos restos de alimentos. Não é recomendado o uso de veneno para combater estes animais, pois o extermínio das populações pode abrir espaço para colonização de espécies mais perigosas, como o escorpião amarelo (Tityus serrulatus), um animal bastante venenoso e cuja picada pode levar à morte, e o escorpião marrom (Tityus bahiensis), também bastante venenoso, mas não letal.

Embora sejam mais raros e ainda não tenham sido registrados na cidade de Campo Bom, estas espécies têm ocorrência na região da grande Porto Alegre. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3598-8643 ou diretamente na Sema.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895