Prefeitura de Bento intensifica ações envolvendo moradores de rua

Prefeitura de Bento intensifica ações envolvendo moradores de rua

Prefeitura iniciou a demolição de casas ou estruturas abandonadas irregulares que vêm servindo como ponto de encontro para uso de drogas

Correio do Povo

Prefeitura iniciou demolição de imóveis abandonados

publicidade

Com o objetivo de atender e reduzir a população de rua a partir de ações de acolhimento, assistência e oportunidade e, ao mesmo tempo, combater a marginalidade e coibir a drogadição em locais públicos, a prefeitura de Bento Gonçalves tem intensificado uma força-tarefa nos primeiros meses deste ano, liderada pelo prefeito Diogo Siqueira. O trabalho envolve diversas secretarias e a Guarda Municipal.

As ações tiveram início com a abordagem a moradores de rua para oferecer o serviço da casa de passagem, onde há espaço para dormir e tomar banho, além de alimentação. Ao mesmo tempo, pessoas que vivem nas ruas e sofrem com o alcoolismo e a dependência química estão sendo convidadas a se submeterem a tratamentos no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e em comunidades terapêuticas.

Além disso, a partir de denúncias e reclamações de moradores em torno de situações envolvendo tráfico de drogas, consumo de entorpecentes e de mendigos portando algum tipo de arma em locais públicos, como praças e parques, a Prefeitura tem agido por meio da Guarda Municipal com operações permanentes de fiscalização.

Ao mesmo tempo, a Prefeitura tem buscado oportunidades de emprego com menor grau de exigência de formação escolar ou profissional para essas pessoas, além de ofertar oportunidades de qualificação para que estejam aptas ao mercado de trabalho. Um dos moradores de rua que recebeu uma oferta durante as abordagens nas praças da cidade e aceitou a oportunidade de emprego, um homem de 45 anos, começou a trabalhar nesta quarta-feira (28/3) na nova função, como auxiliar de pintura em uma empresa.

“Estamos prestando todo o apoio necessário às pessoas em situação de rua que buscam uma condição melhor de vida, com assistência, acesso à saúde e até ofertas de emprego. Mas, ao mesmo tempo, precisamos evitar que práticas ilícitas por parte de alguns coloquem em risco a segurança da população. Sabemos que é uma situação complexa, mas não ficaremos de braços cruzados”, explica o prefeito.

Demolição de estruturas abandonadas

Nesta semana, a Prefeitura deu início a mais uma das medidas da força-tarefa. Trata-se da demolição de casas ou estruturas abandonadas irregulares que vêm servindo como ponto de encontro para uso de drogas, consumo de bebidas alcoólicas e outras práticas ilícitas. O local onde ocorreu a primeira ação fica no bairro Cidade Alta, e foi palco de um homicídio em janeiro deste ano, quando um homem foi morto a facadas.

“É um trabalho da Prefeitura em conjunto com a sociedade para conter a marginalidade e oferecer uma vida mais digna a quem deseja. Estamos sendo extremamente rígidos, mas sempre com base na lei, e seguiremos atuando com firmeza para minimizar esse problema. Bento é um município desenvolvido e onde há emprego para todos que desejam trabalhar”, acrescenta o prefeito.

A ação tem repercutido positivamente nas redes sociais entre a comunidade, com dezenas de comentários de apoio nas postagens que detalham as operações. “Extremamente necessário”, comenta uma seguidora. “Atitudes que determinam a segurança da população e oferecem trabalho, casa de passagem, enfim, uma vida digna para quem deseja tê-la”, opina outra.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895