Prefeitura de Campo Bom abre espaço para acolher moradores de rua

Prefeitura de Campo Bom abre espaço para acolher moradores de rua

Além do local para dormir, 25 pessoas receberão alimentação e terão um local para higiene pessoal

Stephany Sander

Abrigo para 25 pessoas será na modalidade "pernoite" e oferecerá também espaço para higiene e alimentação

publicidade

A prefeitura de Campo Bom montou um espaço para acolher moradores em situação de rua em tempos de pandemia de coronavírus. O abrigo, em sistema pernoite, está funcionando no Centro Municipal de Educação (CME) onde os acolhidos ganham colchões, roupa de cama limpa, espaço para higiene e alimentação opera para aqueles que já está cadastrado no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e a capacidade inicial é de receber 25 pessoas, mas há possibilidade de aumentar este número conforme a necessidade.

De acordo com levantamento da prefeitura, há cerca de 80 pessoas em situação de rua cadastradas e conforme a coordenadora geral da Assistência Social da prefeitura de Campo Bom, Luciane Taufer, essa é uma população peculiar.

“Adotamos a modalidade 'pernoite' porque acreditamos ser a mais adequada para esta população. É muito difícil termos essas pessoas em confinamento. Esse abrigo vai ser um espaço que será oferecido de forma provisória e surgiu em função da Covid-19”, comenta.

Todos os interessados em ocupar o local são recebidos por uma técnica de enfermagem que verificará os sinais vitais, se há febre ou outros sintomas. Casos que necessitem de atendimento mais especializado serão encaminhados para a rede de saúde. O abrigo funcionará 12 horas por dia, de segunda a segunda-feira, das 19h às 7h, sendo que não será permitida a permanência no espaço depois deste horário.

Uma equipe de segurança estará no local que contará também com um educador social encarregado de realizar atividades socioeducativas. O local oferece duas refeições: jantar e café da manhã.

Parte dos itens fornecidos no local são resultado de doações, que podem continuar sendo feitas. O espaço necessita de toalhas de banho e itens de higiene. A entrega pode ser feita diretamente no setor de Assistência Social, no subsolo da prefeitura de Campo Bom, no horário comercial.

Segundo boletim da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul divulgado no final da tarde de terça-feira, Campo bom teve quatro dos 748 casos confirmados de Covid-19. Município não registrou nenhuma morte. O Estado teve 18, sendo Porto Alegre a cidade com mais mortes, oito, e casos, 346.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895