Prefeitura de Canoas lança plano de reestruturação do transporte público

Prefeitura de Canoas lança plano de reestruturação do transporte público

Governo vai comprar antecipadamente mais de 769 mil passagens para distribuir em programa social de combate ao desemprego

Fernanda Bassôa

Governo vai comprar antecipadamente mais de 769 mil passagens para distribuir em programa social de combate ao desemprego

publicidade

Foi assinado na tarde desta terça-feira, entre Prefeitura de Canoas, empresa Sogal – que tem a concessão de transporte coletivo na cidade - e o Sindicato dos Rodoviários, um termo de acordo que coloca em prática o Plano de Reestruturação do Transporte Público afim de amenizar a crise que afeta o setor e busca melhorar o serviço de transporte para a população local. O plano, que tem a coordenação e supervisão do Ministério Público, prevê a compra antecipada de passagens para uso em um novo programa social de combate ao desemprego e retomada do desenvolvimento na cidade que irá beneficiar cerca de 10 mil canoenses.

De acordo com o prefeito Jairo Jorge, serão adquiridas 768.750 passagens pelo valor total de R$ 3,690 milhões. O pagamento será realizado em cinco parcelas, sendo que a primeira deverá ser paga no próximo dia 1º de outubro no valor de R$ 1,5 milhão. As outras serão pagas em outubro, novembro, dezembro e janeiro de 2022. “Os recursos que estaremos repassando para a empresa serão 100% revertidos para pagamentos de salários dos trabalhadores, bem como vales-alimentação, plano de saúde e demais pendências trabalhistas que possam ter. Essa é uma política social.” 

Jairo Jorge explica que o plano está embasado em 11 medidas que, entre elas, está o fato da empresa desistir da concessão do transporte seletivo, permitindo que a Prefeitura possa, em até 90 dias, abrir nova licitação, rompendo com o monopólio de ônibus na cidade.

“Além disso, é preciso que a empresa melhore a qualidade do serviço prestado proporcionando o retorno da frota, bem como promova a implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica, somando-se ao usual, oferecendo assim mais de um sistema para operação. A ideia é que essa nova modelagem já comece a operar em janeiro", disse.

O prefeito esclarece que a compra de passagens vai contemplar o Programa Oportunidade Canoense, que visa reinserir a comunidade que mais precisa junto ao mercado de trabalho. “Projeto esse que foi protocolado na Câmara de Vereadores nesta terça-feira. O programa deve durar quatro meses e contemplar 10 mil canoenses, que foram aqueles que se inscreveram no auxilio emergencial municipal. Serão disponibilizadas 80 passagens por pessoa por quatro meses.” 

Além disso, também fazem parte das medidas, o Projeto de Financiamento de Gratuidade, com possível redução da tarifa, passagens estudantis com critério de renda (1,5 do salário mínimo), avaliação das linhas existentes (linhas rápidas e circulares), modernização do cálculo tarifário, isenção do ISSQN – que deve ser votado na Câmara de Vereadores – a retirada de ações judiciais da Sogal e da Prefeitura, bem como a criação de uma Junta Administrativa e Financeira, e manutenção da Junta de Governança. “Essa é a nossa proposta de mais qualidade no oferecimento do serviço à população. Esse é um novo momento do transporte coletivo na cidade.” 

O diretor da Sogal, Marlon Casagrande, disse que a empresa sofreu muito nos dois últimos anos devido a pandemia e garantiu que neste período fez reestruturações administrativas importantes, reduzindo o quadro de funcionários de forma justa afim de que todos tivessem acesso a rescisão com garantias reais.

“O transporte público tem uma grande importância nesse cenário. Antes da pandemia, transportávamos 65 mil usuários. Na pandemia, esse número caiu para 8 e 10 mil. Perdemos muito para os motoristas de aplicativo, que são oportunistas e não tem um sistema de regulação. Hoje, nós saímos daqui com um grande compromisso, responsável e transparente para enfrentar este cenário. Não será a solução, mas com certeza são medidas que trarão um equilíbrio.”

Por fim, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Canoas (SITROCAN), Marcelo Nunes, que acompanhou toda a reunião e a apresentação do plano, disse que estava satisfeito com a intervenção do município e as medidas adotadas. “Parabéns pela coragem e perseverança. Estamos satisfeitos com a decisão adotada.” 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895