Prefeitura de Caxias do Sul chama hospitais para atualizar Plano de Contingência Municipal
capa

Prefeitura de Caxias do Sul chama hospitais para atualizar Plano de Contingência Municipal

Medida é para prevenção ao coronavírus na cidade

Por
Celso Antonio Sgorla

Encontro reuniu diretorias dos hospitais para atualizar Plano de Contingência Municipal

publicidade

Em Caxias do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reuniu a diretoria dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SMS): Geral, Pompeia e Virvi Ramos para atualização do Plano de Contingência Municipal contra o coronavírus.

Segundo o secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, o encontro ocorrido na última sexta-feira à tarde serviu para verificar possibilidades de melhorias no Plano, principalmente, caso o município tenha mais casos confirmados. “Nós fortalecemos a rede básica, mas preciso que os hospitais estejam na retaguarda para fornecer leitos de isolamento e de UTI”, informa.

A médica infectologista e diretora das Vigilâncias da SMS, Andréa Dal Bó, reforça que o paciente que apresentar os sintomas para Covide-19 também pode agendar a coleta do exame em casa. O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) do município funciona diariamente, inclusive nos finais de semana. "A UBS que atendeu o paciente liga para a Vigilância Epidemiológica que agenda a coleta".

Ainda segunda Andréa, a comissão de combate ao coronavírus, instituída pelo município, está providenciando um levantamento do número de quantas pessoas irão adoecer, considerando, principalmente, pessoas acima de 50 anos. “Essa estimativa irá nos auxiliar na reserva dos leitos, compra de materiais e medicamentos, bem como nas medidas e ações que serão tomadas pelo município”, explica.

A orientação é que o paciente com sintomas procure a rede básica para não sobrecarregar as Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e prontos-socorros do município. A SMS capacitou 419 profissionais de saúde para realizar o atendimento e manejo, se necessário. Além de disponibilizar o treinamento online.

Por fim, Castro solicitou aos hospitais que providenciem o levantamento de leitos disponíveis que possam ser utilizados para tratamento intensivo dos caxienses.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informou que, até as 13h desse sábado, o município tem um caso confirmado, nove suspeitos e seis descartados de coronavírus.