Prefeitura de Caxias do Sul desobriga uso de máscaras em ambientes fechados

Prefeitura de Caxias do Sul desobriga uso de máscaras em ambientes fechados

Decreto entrou em vigor na noite desta segunda-feira

Celso Sgorla

O prefeito Adiló Didomenico ponderou, que a população precisa ser mais colaborativa com a vacinação

publicidade

O Gabinete de Crise da Prefeitura de Caxias do Sul deliberou, no início da noite da segunda-feira, por desobrigar o uso de máscaras em ambientes fechados. A medida segue orientação já adotada por outras cidades e um parecer técnico elaborado pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), mas principalmente a situação atual da pandemia em Caxias do Sul, que é de queda de novos casos, de internações e óbitos. O decreto está em vigor desde a noite desta segunda-feira.

O decreto, no entanto, traz indicações de locais e situações em que a máscara continua sendo de uso obrigatório. Incluem-se o transporte coletivo de passageiros, público e privado; os estabelecimentos destinados à prestação de serviço de saúde, públicos e privados; e as Instituições de Longa Permanência de Idosos. 

Também segue obrigatório o uso por pessoas com vulnerabilidade em uso de imunossupressores, realizando tratamento oncológico e com doenças crônicas descompensadas; pessoas com sintomatologia gripal; e durante a manipulação nas cozinhas e distribuição nos salões de alimentos prontos para o consumo em restaurantes, bares e similares, e aos consumidores em serviço de buffet. Ainda que não conste no decreto, mas por determinação de liminar judicial, segue como obrigatório o uso de máscaras nas escolas de todos os níveis por alunos de seis a 11 anos.

O prefeito Adiló Didomenico ponderou, que a população precisa ser mais colaborativa com a vacinação, pois Caxias do Sul ainda tem em torno de 20% de pessoas não vacinadas, ao contrário de outras cidades, como Porto Alegre, onde o índice chega aos 90%.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895