Prefeitura de Caxias do Sul recebe chaves de prédio que era ocupado por metalúrgica

Prefeitura de Caxias do Sul recebe chaves de prédio que era ocupado por metalúrgica

Local possui mais de 50 mil metros quadrados

Celso Sgorla

O complexo de prédios da Maesa é patrimônio histórico do município desde janeiro de 2015

publicidade

A Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul recebeu as chaves da antiga Metalúrgica Abramo Eberle S/A (Maesa). A medida ocorreu, pois, agora não há mais bens arrematados em leilão da antiga empresa que ocupava o prédio e que necessitavam ser retirados para se fazer uso do mesmo. “Mais uma etapa vencida. Agora, com a posse definitiva e integral, recebemos o imóvel da forma como tem que ser entregue ao município”, disse a secretária de Cultura, Aline Zilli.

Após a realização de vistoria conjunta com as secretarias de Planejamento, Meio Ambiente, Segurança Pública e Proteção Social, Cultura e Procuradoria-Geral do município, foi assinado o Termo de Recebimento de Chaves e realizada a entrega das chaves dos portões do complexo, que agora ficam de responsabilidade da Secretaria da Cultura. O administrador da massa falida, Nelson Cesa Sperotto, e o síndico do imóvel e funcionário da mesma, Roosevelt Araújo, participaram da vistoria e entregaram as chaves que mantinham em posse até então.

Com a retirada total dos bens, a prefeitura pode agora iniciar os trabalhos no espaço que era ocupado pela fundição. Os maquinários que estão no local, que são tombados pelo Patrimônio Histórico-Cultural, já integram o acervo do município. O projeto de ocupação da Maesa, apresentado pelo município, com estudo detalhado dos edifícios com a definição da vocação de cada espaço, agora entra em uma nova etapa, com abertura dos editais de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).

O complexo de prédios da Metalúrgica Abramo Eberle S/A, com aproximadamente 53 mil metros quadrados, é patrimônio histórico de Caxias do Sul, tombado em janeiro de 2015. Inaugurada em 1948, é considerada a empresa mãe da indústria metalúrgica da Serra Gaúcha.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895