Prefeitura de Esteio entrega matrícula de imóveis a moradores da Vila Pedreira

Prefeitura de Esteio entrega matrícula de imóveis a moradores da Vila Pedreira

Regularização da área de 52 mil metros quadrados era uma reivindicação antiga da comunidade

Fernanda Bassôa

Moradores da Vila Pedreira receberam a matrícula dos imóveis

publicidade

A Prefeitura de Esteio entregou na quinta-feira (27), na quadra esportiva da Escola Trindade, no interior da Vila Pedreira, 253 certidões de matrículas de imóveis com o nome de cada proprietário, penúltima etapa do processo de regularização fundiária da área. A partir de agora, a Associação dos Moradores da Vila Pedreira fica responsável pelo encaminhamento da documentação ao registro de imóveis para que cada morador obtenha a escritura pública de seu imóvel. “A comunidade da Vila Pedreira existe há mais de 60 anos. A entrega das certidões, etapa importante da regularização do local, é um feito histórico para a cidade. Afinal, trata-se de uma comunidade que vive no coração da cidade”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Kohlrausch.

“Agora, vamos conseguir individualizar os lotes. A etapa anterior foi de apresentação do projeto urbanístico, do qual a comunidade local também participou.” Kohlrausch explica que alguns becos terão que sofrer intervenções por conta da colocação de hidrantes e passagem do caminhão do Corpo de bombeiros. Entre as vantagens da regularização, o secretário cita a valorização do imóvel, por ser uma região central. "Além disso, trata-se de uma região de vulnerabilidade social, mas que tem em sua história um povo muito trabalhador.” A finalização do processo permitirá investimentos e melhorias de infraestrutura na área. O secretário esclarece, entretanto, que moradores que vivem na faixa de domínio do trem e da BR 116, cerca de 80 famílias, não terão suas moradias regularizadas em virtude da Lei nº 6766/79, que determina que as propriedades obedeçam uma distância de 15 metros.

O presidente da Associação de Moradores da Vila Pedreira, Gilberto Giliard da Silva, garante que a regularização da área é a concretização de um sonho. “Existem relatos que a vila existe quando ainda era Distrito de São Leopoldo, então é uma demanda muito antiga. Essa quinta-feira foi um dia de alegria e felicidade, pois muitas pessoas não acreditavam mais na conclusão do processo, pois ações semelhantes já foram iniciadas, mas nunca chegaram a um final", lembra. Silva comemora a conquista e diz que agora a comunidade pode reivindicar melhorias, como drenagem e pavimentação de ruas. A Vila Pedreira tem uma área total de 52 mil metros quadrados.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895