Prefeitura de Esteio entrega primeira casa-contêiner no bairro Jardim Planalto

Prefeitura de Esteio entrega primeira casa-contêiner no bairro Jardim Planalto

Projeto beneficia moradores que recebem o aluguel social pago pela prefeitura

Fernanda Bassôa

A primeira a receber a moradia foi a dona de casa Neuza Cardoso

publicidade

A dona de casa Neuza Maria Cardoso, 55 anos, que por dois anos viveu de aluguel social pago pela Prefeitura de Esteio, após ser retirada de uma área de risco do município, desde domingo (6) mora em uma casa-contêiner. Ela é a primeira beneficada por projeto-piloto que deverá se estender para as outras 15 famílias que também recebem o pagamento. “A localização é boa e a estrutura também. Finalmente minha casa própria”, afirmou. A estrutura de 27 metros quadrados, com uma peça ampla e um banheiro, abriga Neuza, a neta e o companheiro. 



O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Kohlrausch, explica que essa é uma ideia nova que busca a substituição das casas feitas com kits de madeira. “Além de pouca durabilidade, também foi levado em conta a dificuldade de licitar. A partir de então, buscamos uma alternativa viável. O contêiner tem um conceito amplo de sustentabilidade, é economicamente viável e ecologicamente correto, pois não tem material de construção (cimento, areia, ferro).”

O secretário garante que após a encomenda do contêiner, que custa R$ 30 mil, o prazo de entrega é de 60 dias e a montagem acontece em dois. “Além de mais prático é também mais econômico, pois a prefeitura gasta R$ 11 mil na totalidade de alugueis sociais por mês. Então, o cálculo, é que a cada três meses compra-se um contêiner.” Ele destaca que a casa-contêiner é maior que a moradia feita com kits de madeira, conta com isolamento térmico e já vem com ligação de água e luz.  

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895