Prefeitura de Frederico Westphalen faz primeiro recolhimento de vidros do Ecoponto
capa

Prefeitura de Frederico Westphalen faz primeiro recolhimento de vidros do Ecoponto

Outros quatro Ecopontos devem ser instalados na cidade até fevereiro de 2020

Por
Agostinho Piovesan

Foram recolhidos aproximadamente 400 quilos de vidro


publicidade

Técnicos da secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Frederico Westphalen realizaram, nesta segunda-feira, o primeiro recolhimento de vidros no primeiro Ecoponto, instalado na praça da Universidade Regional Integrada (URI). Grande quantidade de vidros, a maioria de garrafas foram retirados da primeira estrutura instalada na cidade para recolher o material.

Além do Ecoponto na praça da URI, outros quatro ainda serão instalados em pontos estratégicos da cidade. Além disso, no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella, será colocada uma estrutura maior, que servirá como Centro de Armazenamento. Os seis Ecopontos serão disponibilizados à população para que seja realizado o descarte de garrafas, potes de vidro, copos, portas e janelas. Não podem ser colocados nestes locais tubos de televisão e para-brisas.

“Uma iniciativa que deu certo e já é um sucesso”. Dessa forma, o secretário de Meio Ambiente de Frederico Westphalen, Giovani Cândito, resumiu o funcionamento do primeiro Ecoponto na (URI). O material recolhido nesta segunda-feira, foi encaminhado ao Centro de Armazenamento, no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella, e a quantidade recolhida animou os envolvidos. Foram recolhidos aproximadamente 400 quilos de vidro.

“A comunidade valorizou a dedicação do Rotary Club Frederico Westphalen/Barril e da Administração Municipal e usou o Ecoponto para descartar os vidros. Isso é muito importante, pois além de garantirmos o descarte adequado destes materiais, vamos reduzir custos para o município”, observa Cândito.

De acordo com o secretário, as pessoas podem levar os vidros no Ecoponto em qualquer dia da semana e, no Centro de Armazenamento, nos dias úteis. Quem não puder levar os vidros até esses locais, deve acondicionar os materiais em casa. “Vamos realizar uma campanha de recolhimento dos vidros. Ainda não sabemos ao certo quando será, mas pedimos que a comunidade mantenha os vidros em casa para descartarmos corretamente”, salienta.


O Secretário informou que os outros quatro Ecopontos serão instalados na cidade entre o final de janeiro e o início de fevereiro de 2020. A Administração Municipal ainda estuda onde instalar os demais equipamentos.