Prefeitura de Frederico Westphalen lança campanha de adoção de animais
capa

Prefeitura de Frederico Westphalen lança campanha de adoção de animais

Iniciativa “Me Leva Contigo” terá feira mensal e diversas atividades

Por
Agostinho Piovesan

Animais estão abrigados em diversas ONGs

publicidade

A Administração Municipal de Frederico Westphalen, por meio das secretarias do Meio Ambiente e da Saúde, está promovendo a campanha de adoção responsável de animais resgatados por ONGs da cidade. Denominada de “Me Leva Contigo” a iniciativa contará com diversas atividades, incluindo, mensalmente, uma Feira de Adoção de Animais, com objetivo de incentivar a adoção. Segundo o fiscal ambiental Flávio Laureano da Silva, a primeira edição da feira será realizada no próximo sábado, das 8h às 12h, no Largo Vitalino Cerutti, centro da cidade.

“No local, alguns cães da ONG Bicho do Mato de Frederico Westphalen estarão à espera de um lar e, além disso, serão expostas fotos de outros bichinhos, também disponíveis para adoção”, disse.  Silva informou que os interessados deverão levar seus documentos pessoais e preencher uma ficha de cadastro, para que, posteriormente, os animais possam ser monitorados em sua nova família.

A campanha de adoção também contará com a distribuição de material informativo, na busca alavancar as políticas públicas relacionadas à proteção animal, além de instruir a comunidade sobre bons tratos, castração e a adoção responsável dos animais. Paralelo a isso, será iniciado um diagnóstico qualitativo e quantitativo de animais domésticos no município. “Esse trabalho será realizado pelos agentes comunitários de saúde, que, em suas visitas domiciliares farão um cadastro, registrando informações sobre o número de animais existentes em cada residência”, afirmou o fiscal ambiental.

Ele informou, ainda, que a campanha prevê a realização das feiras no primeiro sábado de cada mês, com exceção de feriados e condições climáticas adversas. Também serão distribuídos folders com informações a respeito dos benefícios da castração de animais e bons tratos com os mesmos.  Para mais detalhes as pessoas podem entrar em contato com a secretaria municipal do Meio Ambiente, pelo telefone (55) 3744-5050.