Prefeitura de Gravataí e Santa Casa fazem balanço da nova gestão das UPAs

Prefeitura de Gravataí e Santa Casa fazem balanço da nova gestão das UPAs

Reunião avaliou os primeiros dois meses do trabalho, que já atendeu cerca de 30 mil pessoas nas duas unidades

Correio do Povo

O contrato com a instituição foi assinado no dia 20 de dezembro

publicidade

A prefeitura de Gravataí e a Santa Casa de Misericórdia se reuniram na tarde desta sexta-feira para avaliar os primeiros dois meses e projetar novas ações da gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Abílio Alves dos Santos (Cohab-74) e Moisés Eli Magrisso (Morada do Vale). O contrato com a instituição, responsável por gerenciar as UPAs e proprietária do Hospital Dom João Becker, foi assinado no dia 20 de dezembro.

Durante o encontro, os gestores apresentaram números detalhados dos atendimentos ao longo do período, em relação aos casos clínicos e pediátricos. Cada UPA realiza cerca de 200 atendimentos por dia. Porém, a explosão de casos de Covid-19 em janeiro, em função da variante ômicron, quase dobrou a média diária de pessoas que procuraram uma dessas unidades. O maior pico ocorreu entre os dias 17 e 23 de janeiro, quando mais de 4,5 mil cidadãos procuraram as duas unidades

Para suprir a demanda, a Prefeitura autorizou a ampliação da capacidade em até 25% e redimensionou equipes médicas e profissionais de apoio por cerca de 4 a 5 semanas, desde o início de janeiro, além de estender a assistência a pacientes sintomáticos às 29 unidades de saúde. O volume de atendimentos retornou ao normal a partir da segunda semana de fevereiro.

O prefeito voltou a ressaltar a importância de contar com a excelência da Santa Casa na gestão da estrutura pré-hospitalar, lembrando que a parceria com a instituição qualifica a organização da rede de urgência e emergência SUS no município — uma vez que as UPAs são gerenciadas pela mesma responsável pela administração do Hospital Dom João Becker  “Saúde sempre foi prioridade, especialmente em tempos de pandemia, e o trabalho da Santa Casa nos dá a confiança de que os gravataienses podem contar com um suporte de qualidade”, acrescentou.

O encontro teve a presença do prefeito da cidade, Luiz Zaffalon; do vice-prefeito, Levi Melo; do secretário de Saúde, Régis Fonseca; do secretário-adjunto, Bruno Palaver; da chefe de Gabinete, Mari Léia Bastiani; do superintendente do Hospital Dom João Becker, Antônio Weston; e do diretor médico do Dom João Becker, Fernando Issa.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895