Prefeitura de Ivoti conclui limpeza do Núcleo de Casas Enxaimel e equipes se mobilizam em outras cidades

Prefeitura de Ivoti conclui limpeza do Núcleo de Casas Enxaimel e equipes se mobilizam em outras cidades

Em residência particular no local, porém, trabalho de limpeza do lodo ainda prosseguia neste final de semana

Felipe Faleiro

Administração avalia que última cheia não foi tão intensa quanto a de junho de 2023

publicidade

Foi concluída, na tarde de sábado, a limpeza do Núcleo de Casas Enxaimel, no bairro Feitoria Nova, em Ivoti, após a enchente que também causou danos no local histórico, graças ao apoio de voluntários. As casas, muitas delas centenárias, costumam receber eventos turísticos, que, por ora, estão cancelados, de acordo com a Prefeitura.

"Graças a Deus, não estivemos nem perto dos estragos que tivemos em junho de 2023. Tivemos vários pontos em que conseguimos fazer melhorias. Onde percebíamos que o arroio saía, conseguimos solucionar", afirmou a secretária de Turismo, Desporto e Cultura, Raiama Trenkel.

Conforme ela, agora a equipe se desloca para outros municípios mais atingidos, como Novo Hamburgo e São Leopoldo. A forte correnteza do Arroio Feitoria não foi suficiente para impedir que a água alcançasse o complexo em uma altura próxima de um metro. Ainda de acordo com ela, a Feira do Mel, Rosca e Nata, que aconteceria na metade de maio, foi cancelada. "Não há clima para isto, é uma questão regional".

Reuniões na Prefeitura na semana que vem vão definir quanto à realização das feiras coloniais, que ocorrem aos domingos no espaço. Mais adiante na mesma via, o gestor ambiental Diego Everling, que tem uma residência particular histórica nos fundos do Núcleo, estava com alguns amigos do piquete que também mantém no espaço limpando o local.

Os trabalhos poderiam encerrar ainda hoje. O lugar estava coberto de lama e todos os itens estavam sido removidos, alguns tomados pelo lodo. "Todo mundo vai ajudando como pode. Infelizmente, tem muitas fotos antigas, itens que acabamos perdendo, acaba estragando. Mas já éramos acostumados com a enchente. Todo ano praticamente temos que fazer isto daqui", relatou Everling.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895