Prefeitura de Montenegro vai subsidiar transporte coletivo de passageiros

Prefeitura de Montenegro vai subsidiar transporte coletivo de passageiros

Câmara de Vereadores do município aprovou abertura de crédito no valor de R$1,2 milhões para o custeio

Fernanda Bassôa

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Foi votado e aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Montenegro o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que concede abertura de crédito especial no valor de R$ 1.280.440,07, para subsidiar o custeio à tarifa do transporte público coletivo do Município, no Vale do Caí. 

Com a aprovação da proposta, o secretário-geral da Prefeitura de Montenegro, Vlademir Ramos Gonzaga, explica que tanto o serviço como as tarifas cobradas atualmente têm garantia de manutenção, bem como as gratuidades concedidas aos usuários do serviço. O valor do subsídio será pago em 12 parcelas a partir deste mês (outubro) retroativo a março. 

Segundo Gonzaga, desde muito antes da pandemia, mas com o agravante da Covid-19, o transporte público tem sofrido os impactos financeiros negativos, com a diminuição de passageiros, bem como os constantes aumentos de combustíveis e a proliferação dos carros de aplicativo.

“Diante desta crise pela qual passa o transporte público, não só em Montenegro, mas em todo o Estado, contratamos uma empresa de consultoria para fazer o levantamento de dados, custos, linhas e a partir daí ter um panorama da situação", explicou o secretário que citou o déficit milionário no valor de aproximadamente R$ 3 milhões, de quem opera o sistema, e as ações da gestão municipal.  "Foi então que a Prefeitura se comprometeu a custear essa diferença para que o usuário não precisasse ser onerado e para que a empresa não fosse ainda mais prejudicada com a queda de passageiros.” O valor da passagem hoje em Montenegro é de R$ 4,80. 

Com isso, a Administração de Montenegro prentende uma retomada do sistema de transporte coletivo urbano, na medida em que beneficia diretamente a população mais pobre e os trabalhadores do município. A concessionária, em contrapartida, terá que adotar soluções que se moldem à nova realidade do transporte com o objetivo de ampliar o conforto do usuário e reduzir os custos de maneira a favorecer o aumento do número de passageiros pagantes e retroalimentar o sistema. 

O aporte financeiro para custeio do serviço do transporte público tem como principal finalidade, conforme explicou o secretário, manter o valor da tarifa pública cobrada dos usuários em sua maioria os mais pobres e humildes, numa proposta que visa auxiliar na geração de empregos e na retomada econômica sem para isso acabar com a gratuidade que hoje atende uma parcela significativa da população.

O transporte público em Montenegro atende 131.876 usuários por mês, sendo 114.364 pagantes. São operadas 14 linhas perfazendo 79.258 quilômetros mensais. Atualmente existem 18 veículos, sendo quatro micro-ônibus com ar condicionado para linhas seletivas e 14 ônibus padrão para linhas convencionais. São oferecidos mais de 270 horários diários em itinerários variados. 

 


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