Prefeitura de Passo Fundo inaugura nova emergência do Hospital Municipal

Prefeitura de Passo Fundo inaugura nova emergência do Hospital Municipal

Com 750 metros quadrados, local possui seis consultórios

Agostinho Piovesan

Conforme o prefeito Pedro Almeida, a estrutura é três vezes maior que a antiga

publicidade

Na manhã desta sexta-feira, foi inaugurada a nova emergência do Hospital Municipal de Passo Fundo (HMPF), estrutura que começa a atender a população a partir da próxima segunda-feira. Com 750 metros quadrados, a emergência possui seis consultórios, sala de leitos de observação adulto, leitos de isolamento, salas de apoio e de espera e a formatação de um fluxo de atendimento mais ágil.

O prefeito Pedro Almeida disse que a estrutura é três vezes maior que a antiga e foi totalmente equipada para receber as situações de urgência e emergência. “Sem dúvidas, a nova emergência era uma das principais necessidades e agora, ela conta com toda a estrutura e equipamentos que, além de qualificarem o trabalho dos profissionais de saúde, promoverão um melhor acolhimento para as pessoas que precisam dos atendimentos”, afirma. Ele adianta que o espaço em que a emergência funcionava poderá ser utilizado para o Hospital Dia da Criança, que está sendo construído.

Durante a abertura oficial do espaço para a população, Almeida destacou que a nova estrutura trará muitas melhorias ao atendimento dos pacientes e ao trabalho dos profissionais. “A obra torna o hospital uma referência para os serviços de baixa e média complexidade, qualificando a saúde pública de Passo Fundo”, observa.

A nova emergência recebeu, ainda, equipamentos como raio-X e ultrassom móveis, bombas de infusão, cardioversor, focos auxiliares, monitores multiparâmetros, ventilador pulmonar, aspiradores, entre outros. Além disso, foram contratados novos profissionais. De 15 enfermeiros selecionados, cinco já assumiram; mais quatro médicos aprovados em processo seletivo realizado no fim de 2021, já foram contratados; e outros estão sendo chamados, com o aumento da contratação de horas médicas, que passaram de 1.629 para 2.300 mensais.

A direção do Hospital Municipal informa que o projeto da casa de saúde vai muito além da emergência e da reforma externa, que foi concluída em 2020. As obras abrangerão todos os seus setores. No ano passado, foram captados os recursos que deram condições para a recuperação do complexo hospitalar. No total, estão sendo investidos nas obras cerca de R$ 20 milhões, incluindo recursos próprios do município, investimentos do Governo do Estado e recursos de emendas parlamentares.

O diretor-geral do HMPF, Roger Teixeira Borges, disse antes da pandemia, que a média diária de atendimentos era de 180 pessoas. “Agora, o hospital tem registrado uma procura superior a 300 pessoas diariamente, sendo que a qualificação da estrutura e a contratação de profissionais comprovam a importância do Hospital Municipal para a população de Passo Fundo”, destaca.

O Hospital Municipal foi inaugurado em 1959, abrindo os atendimentos para a população em 1960. Hoje, 62 anos após o início das atividades, passa pela maior obra estrutural de sua história. Desde 2018 a prefeitura está executando um projeto que garantirá condições adequadas e modernas para a prestação dos serviços e acolhimento dos pacientes.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895