Prefeitura de Passo Fundo revitaliza monumentos históricos

Prefeitura de Passo Fundo revitaliza monumentos históricos

Objetivo da ação é garantir a preservação do patrimônio histórico-cultural do município

Agostinho Piovesan

Monumento em homenagem a Teixerinha começou a ser recuperado na segunda-feira

publicidade

Monumentos históricos e símbolos culturais espalhados por diferentes espaços públicos de Passo Fundo, no Norte do Estado, que celebram e reforçam a história do município e de seus personagens ilustres, começam a ser restaurados.
Segundo a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, a ação é uma iniciativa da pasta e tem por objetivo garantir a preservação do patrimônio histórico-cultural do município. “É o caso da estátua instalada no Centro da cidade em homenagem ao cantor, compositor e cineasta, Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, um dos artistas responsáveis por inserir Passo Fundo no mapa da cultura gaúcha”, disse Miriê.

A secretária lembra que o monumento, construído no final dos anos 1980 e que ocupa a praça que também leva o nome do cantor, começou a ser revitalizado na segunda-feira, pela Prefeitura de Passo Fundo, a partir de uma iniciativa da Secretaria de Cultura. “Os monumentos contam a história de Passo Fundo, nos trazem recordações importantes sobre o passado cultural do município e também são reconhecidos como pontos turísticos. Nossa ideia é ampliar essas revitalizações para outros locais”, observa Miriê.

No caso do monumento do Teixeirinha são identificados e restaurados os pontos de corrosão, recuperando sua estrutura física. Miriê Tedesco disse que há necessidade de valorizar os símbolos culturais, pois são patrimônios de todos os passo-fundenses. Ela anunciou que noutra ação realizada há algumas semanas, uma equipe de trabalho da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais fez a limpeza do monumento situado na Praça Tamandaré. “Ali no monumento que homenageia o ex-Intendente do município, coronel Gervásio Annes, fizemos a limpeza das pichações que cobriam partes do local”, informou.

A secretária disse que as restaurações são realizadas com recursos do próprio município e informou que estas são ações lentas e que demandam tempo, sendo que são realizadas com o mínimo de recursos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895