Prefeitura de Pelotas suspende aulas nas escolas da zona urbana

Prefeitura de Pelotas suspende aulas nas escolas da zona urbana

Medida, para 27 mil alunos, decorre do pedido de rescisão pela empresa que fazia a limpeza

Angélica Silveira

publicidade

A Secretaria de Educação de Pelotas vai suspender as aulas da rede municipal na zona urbana a partir desta quarta-feira. A medida ocorre porque a empresa responsável pela limpeza nas escolas, nos postos de saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) solicitou, na última segunda-feira, a rescisão amigável dos contratos com as pastas de Saúde e Educação. Segundo a prefeitura, a empresa informou que a decisão se deu por não ter condições de cumprir com as obrigações do contrato, como o pagamento de salários e direitos trabalhistas. Os 27,2 mil alunos retornam no próximo dia 24.

A zona urbana de Pelotas tem 40 escolas de ensino fundamental e 29 de educação infantil. No interior, os funcionários dos 20 colégios decidiram auxiliar na limpeza. “Já estamos com a licitação em andamento e uma empresa irá atender de forma emergencial até que o processo seja concluído”, informa o secretário de Educação, Artur Corrêa. Ele garante que os seis dias letivos parados serão recuperados. “Iremos fechar o calendário com 200 dias e 800 horas-aula, ou seja, os alunos não serão prejudicados. Apenas temos que parar por esses dias, pois não temos quem faça a limpeza." 

A mesma empresa era responsável pela limpeza dos 50 postos de saúde e 13 CAPSs do município. “Estamos remanejando profissionais de outras secretarias para cobrir os 74 profissionais que atuavam. Já começaram a chegar os 12 apenados do Programa Mão de Obra Prisional, que também foram deslocados para o serviço de limpeza”, relata o secretário interino de Saúde, Leandro Thurow. Ele confirma que em dez dias deve ser assinado um contrato emergencial para os serviços. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895